sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

CARGA DO SURINAME APREENDIDA PELA POLÍCIA APÓS DESEMBARCAR NO LITORAL DE BARROQUINHA


Na manhã desta quinta-feira (31), na localidade de Chapada, que pertence ao município de Barroquinha, policiais militares da companhia de Camocim, por intermédio de uma denúncia anônima, conseguiram apreender dois caminhões que transportavam carga sem nota fiscal, oriunda do exterior. A operação, sob o comando do Major Francisco Assis, culminou com a prisão de 3 pessoas e a apreensão de uma carga avaliada preliminarmente em cerca de R$ 1 milhão de reais. Na camboa (área que enche na maré alta e fica seca na baixa), um barco de ferro teria aportado, sendo que toda a mercadoria existente nele, foi transferida para dois caminhões. A operação policial contou com homens dos destacamentos de Granja, Chaval e Barroquinha, além de policiais da Força Tática de Camocim e Granja e BPTUR. O flagrante teve início com a abordagem de um dos caminhões, que estava lotado de mercadorias. Havia grande quantidade de óculos importados e cigarros da marca Record. O motorista, identificado como sendo Henry Ferreira de Lima, natural de Recife, disse que não sabia o que estava transportando, e que não portava nenhuma documentação a respeito da carga. Logo após esse relato, foi o primeiro a ser preso. Em seguida o segundo caminhão foi abordado na beira do rio. O veículo estava ocupado por José Tupinambá Caetano de Alencar, natural de Fortaleza e João Bosco Negrão da Silva Quaresma, natural da cidade paraense de Abaetetuba, sendo que último é proprietário da carga.
Em uma rápida conferência na carga descobriu-se que ela também continha os mesmos produtos do primeiro veículo e ao serem indagados sobre como as cargas tinha chegado até aquele local, o relato dos acusados foi que por volta das 05h30 da manhã, um barco vindo de São Luiz do Maranhão, “deu porto” na localidade de Chapada trazendo toda a mercadoria e que eram oriundas do Suriname. Os acusados e toda a carga apreendida (cerca de 700 caixas de produtos pirateados) foram levados até delegacia de Chaval e entregue ao delegado de plantão que presidiu todo o procedimento Legal, sendo que os três indivíduos foram autuados em flagrante delito por Violação aos Direitos Autorais.
Já a noite, os dois caminhões foram escoltados por uma equipe da Força Tática de Camocim e por policiais do Destacamento de Chaval, até a sede da Receita Federal de Sobral

Posse da nova Diretora da assembléia Legislativa será 'as 10:00 Horas

 A
nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, cujo presidente é o deputado José Albuquerque, será empossada hoje no Plenário da Casa.

Na Assembleia, a sessão é solene mas apenas para a posse da nova Mesa Diretora da Casa, eleita no mês de dezembro, encabeçada pelo deputado José Albuquerque. O governador Cid Gomes vai participar do evento, embora só na terça-feira, na sessão de abertura do ano legislativo ela deva falar, no plenário da Casa, para fazer a prestação de contas do ano passado e anunciar as prioridades do seu Governo para o corrente ano.

Ontem, na Assembleia, estavam sendo concluídos os pequenos reparos nos arredores do plenário, como pintura e limpeza dos ar-condicionados. A posse da Mesa está marcada para ocorrer às 10 horas, no Plenário 13 de Maio. O deputado José Sarto (PSB), que até hoje preside a Casa, é quem vai abrir os trabalhos e convidar um deputado para fazer a leitura da ata da sessão preparatória, dando então, posse à Mesa.

Agradecimentos
Após esse ato, o novo presidente fará seu discurso de posse. Quando foi eleito presidente da Assembleia, José Albuquerque fez um breve discurso e agradeceu aos deputados; ao governador e presidente do seu Partido, Cid Gomes; ao ex-ministro Ciro Gomes (PSB), ao deputado Ivo Gomes (PSB) e ao povo de sua cidade, Massapê.

Dos 46 deputados, 45 estiveram presentes ao plenário para a votação. Não houve nenhuma abstenção, todos votaram favoráveis, como já era o esperado, tendo em vista que foi apresentada apenas uma chapa com o consenso dos parlamentares. José Albuquerque comandará a Assembleia nos dois últimos anos da atual legislatura e do segundo governo de Cid Gomes, contando com uma larga base de apoio à atual administração do Estado.

Oito partidos foram contemplados com os 10 cargos da Mesa Diretora, incluindo titulares e suplentes. A nova Mesa é formada por: José Albuquerque (PSB) como presidente; Tin Gomes (PHS) como 1º vice-presidente; Lucílvio Girão (PMDB) como 2º vice-presidente; Sérgio Aguiar (PSB) como 1º secretário; Manoel Duca (PRB) como 2º secretário; João Jaime (PSDB) como 3º secretário; e Dedé Teixeira (PT) como 4º secretário. As vagas de suplentes foram divididas entre os deputados Ely Aguiar (PSDC), como 1º vogal; Ferreira Aragão, como 2º vogal e Sineval Roque (PSB), como 3º vogal.