terça-feira, 11 de novembro de 2014

OPOSIÇÃO VENCE A ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA DE COREAÚ

A partir de janeiro de 2015, assume a cadeira de presidente o vereador Manoel Gonçalo, que recebeu o apoio do ex-vice-prefeito Francinor.


A Câmara de Vereadores de Coreaú realizou na noite sábado a eleição para escolha da nova Mesa Diretora. A chapa apoiada pelo ex-vice-prefeito e advogado Francinor, saiu vitoriosa. A partir de Janeiro de 2015 a aquela Casa Legislativa será presidida pelo vereador Manoel Gonçalo.
O grupo inicialmente formado para derrotar a prefeita Érica Cristino (Pros) e o grupo do líder político Chico Antônio, chegou forte na sessão ganhando o apoio, não só do “grupão”, mas de todos os nove vereadores da Casa.

MP e Polícia Civil deflagram mais uma operação de combate a corrupção em prefeitura cearense

MPCE-2
O Poder Judiciário também determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do prefeito.
O Ministério Público do Estado do Ceará e a Polícia Civil deflagraram na manhã de hoje (11) a operação “Fábrica da Corrupção”, em Brejo Santo, no Cariri. Estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão em prédios da Prefeitura e da empresa de calçados Dilly Nordeste LTDA. O objetivo é a coleta de provas que permitam o aprofundamento de investigações referentes a crimes e atos de improbidade administrativa praticados por ocasião da implantação da referida fábrica no Município. Além dos mandados, a Justiça determinou o afastamento imediato do procurador-geral do Município, Marcos Antônio Sampaio de Sousa; da presidente da comissão de licitação, Maria Ceciliana Máximo Neves; e do secretário de Finanças, José Norberto Alves.
As decisões atendem a uma ação penal cautelar ajuizada pelo MPCE na última quinta-feira (6) e a uma ação cautelar de improbidade protocolada no dia 23 de outubro. Elas resultam de um procedimento investigatório próprio que está sendo conduzido por um grupo de promotores de Justiça. O Poder Judiciário também determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do prefeito, Guilherme Sampaio Landim; da empresa Dilly Nordeste LTDA; e dos três gestores já afastados, além da indisponibilidade de todos os bens móveis e imóveis de todos eles.
Os referidos gestores são acusados de fraude em quatro processos licitatórios. Foram encontrados sérios indícios de crimes e atos de improbidade praticados na atual gestão municipal que podem ter resultado em dano ao erário municipal de cerca de R$ 686 mil consistentes em: a) realização de duas dispensas fraudulentas de licitação para o mesmo imóvel, sendo uma delas apontada pelo TCM/CE como superfaturada; b) deflagração de licitação com o objetivo inicial simulado para reforma em uma garagem municipal que não existia e cujo projeto era de instalação da fábrica de calçados Dilly c) dispensa indevida de licitação para locação de imóvel cedido para servir como depósito da referida empresa; d) realização de licitação para a implantação de uma subestação de 600 Kva com vistas ao funcionamento da empresa Dilly Ltda.

'Corrida nua' em Porto Alegre tem milhares de confirmados na internet


Evento Correr pelado(a) em Porto Alegre já tem mais de 9 mil pessoas confirmadas (Foto: Reprodução)Após três casos de nudez pública de mulheres em Porto Alegre nos últimos dias, um evento organizado por uma rede social convoca para uma corrida coletiva nas ruas da capital gaúcha. Até as 12h30, mais de 9,3 mil pessoas haviam confirmado presença virtual no ato, marcado para a manhã de quinta-feira (13).

A largada, de acordo com o evento, está marcada para uma das avenidas mais movimentadas de Porto Alegre. No domingo (9), uma caminhada pelada havia sido convocada pelas redes sociais. Apesar de ter 3,5 mil confirmações, somente um homem foi visto caminhando nu pela Avenida Carlos Gomes. 

A reportagem tentou contato com a organizadora do evento para comentar o tema, mas não conseguiu até a publicação desta matéria.

Entre as peladas, o último caso ocorreu no domingo (9), quando uma mulher foi flagrada correndo nua nas imediações do Palácio Piratini, sede do governo estadual, no Centro da cidade. Um fotógrafo registrou a cena que mostrava a mulher apenas com tênis, boné e óculos escuros.

Montagem mulheres correm nuas por Porto Alegre (Foto: Montagem sobre fotos/G1)

Outros dois casos aconteceram nos últimos dias. No fim da tarde de quinta-feira (6), em meio à chuva, uma mulher resolveu tirar a roupa e caminhar completamente nua pela Terceira Perimetral, uma das mais movimentadas da capital gaúcha. Ela dizia estar fazendo um desabafo contra o governo.

No dia 30 de outubro, o primeiro caso foi registrado no Parque Moinhos de Vento, um dos mais tradicionais de Porto Alegre. A mulher que corria nua e descalça foi abordada pela Brigada Militar e levada para atendimento médico. De acordo com a família, ela tem problemas psiquiátricos e recebe acompanhamento médico.

Além de ter gerado piadas nas redes sociais, a "febre" motivou a criação de um game. Uma empresa de softwares desenvolveu um jogo para celular em homenagem aos 'peladões' do estado. Criado em apenas uma madrugada, o 'CorridaPelada!Poa' está disponível desde sábado (8) para download em smartphones que utilizam o sistema Android.

Ex-prefeito de Jati é condenado por improbidade e tem direitos políticos suspensos



O ex-prefeito do Município de Jati (distante 447 km de Fortaleza), Arlindo Rocha Neto, foi condenado a pagar multa de R$ 30 mil por improbidade administrativa. Além disso, teve os direitos políticos suspensos por três anos, está proibido de contratar com o Poder Público, receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios por cinco anos e deverá ressarcir o dano ao erário em valores a serem apurados na fase de liquidação de sentença.

A decisão, proferida nesta terça-feira (11), é do juiz Henrique Lacerda de Vasconcelos, integrante do Grupo de Auxílio do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para agilizar o julgamento de ações de improbidade e de crimes contra a administração pública (Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça).

Segundo o Ministério Público estadual (MPE/CE), o ex-gestor deixou de prestar contas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) nos exercícios financeiros de 2005 a 2010. Por isso, requereu a condenação dele por improbidade administrativa.

Devidamente citado, o ex-gestor não apresentou contestação. Ao julgar o processo, o magistrado constatou que nos autos “verificou-se que o então Prefeito Municipal local deixou de prestar contas de sua gestão pública, fazendo incidir, com efeito, a pecha de ato de improbidade administrativa”. Ainda segundo o juiz, ficou “verificado, portanto, que o requerido [ex-gestor] estava ciente da exigência de se apresentar a prestação de contas, e que absteve-se, resta evidente o dolo com que o requerido procedeu, violando-se os princípios da administração pública, em especial o da publicidade”.

* Com informações do TJ/CE