quarta-feira, 19 de junho de 2013

Raimundo Macedo contesta cortes em salários de docentes

Juazeiro do Norte. O prefeito deste município, Raimundo Macedo, disse que não haverá cortes no salários dos professores do Município, e sim readequações e correção das distorções relacionadas ao magistério, além de incorporação de parte das gratificações aos salários de mais de 1.800 docentes. Em entrevista coletiva na manhã de ontem, o gestor tentou explicar que houve um “grande equívoco” em relação às informações divulgadas. O prefeito esteve viajando e retornou da Europa somente na semana passada.

Durante a entrevista coletiva, realizada na manhã de ontem, o prefeito de Juazeiro, Raimundo Macedo, disse haver distorções na interpretação da lei que deverá ser sancionada foto: elizângela santos
A presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Mazé dos Santos, afirma que a greve será mantida e haverá uma nova assembleia com os professores na próxima semana, no intuito de analisar as garantias propostas pela administração. Amanhã, segundo Mazé, será realizada uma audiência, com o Ministério Público, a pedido da Procuradoria Geral do Estado, com a participação de membros da Administração e da categoria.

Conforme a presidente do Sindicato, a retirada dos 40% vai sim atingir professores readaptados, em cerca de 200. No início do ano, ela lembra da retirada dos 30% de gratificação dos salários, que foram devolvidos por determinação judicial. “Não estamos garantidos de que esse percentual de 30% de gratificação por regência continue”, diz.

Segundo a procuradora do município, Mariana Gurgel, não houve reduções salariais. Ela desmentiu a redução propalada dos descontos de 40% dos pagamentos dos professores. Desses 40% das gratificações e bônus, haverá o repasse de 10% para o salário-base, continuando os 30% de gratificação mais a outra parte incorporada ao salário. “Portanto, não haverá perdas e sim o que considero um ganho, porque é uma garantia futura até para os casos de aposentadorias”, afirma a procuradora.

Ontem, pela primeira vez, o prefeito veio a público durante a entrevista, dar uma explicação oficial sobre a mensagem do Executivo, aprovada na Câmara Municipal, no último dia 7, com maioria de 12 votos, sobre mudanças no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). Ele disse que na próxima sexta-feira será feito o pagamento dos professores e serão dirimidas toda as dúvidas

Prefeito de Frecherinha deverá devolver 700.000 aos cofres públicos

A prefeitura de Frecherinha na região de Ibiapaba, exige que o ex-prefeito devolva cerca de R$ 700.000 aos cofres públicos.
Segundo a administração municipal, o ex- prefeito Helton Aguiar Junior não prestou contas ao convênio 53/2010, para a conclusão das obras do ginásio PoliEsportivo.
Fo ingressado contra Helton Aguiar, uma ação de ressarcimento ao tesouro municipal, para que seja devolvido o valor retirado durante sua gestão.
De acordo com o atual prefeito, o município se encontra suspenso de solicitar novos recursos devio o problema presente.