sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Governo do Estado abre debate sobre melhoria do transporte escolar



As medidas podem contribuir para diminuir os acidentes com o transporte de estudantes, como aconteceu, em novembro, nas cidades de Assaré e Coreaú e, em dezembro, no município de Ararendá. Nesses acidentes, três crianças morreram.

Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o Seminário será também um espaço para buscar modelos alternativos para contratação e execução da prestação do transporte e apresentar propostas para os próximos anos. O secretário adjunto da Educação, Armando Simões, participa do evento.

Durante o encontro, os municípios de Aquiraz, Morrinhos e Tauá, além de Petrolina (PE), mostrarão boas experiências na área. Será apresentado, durante os debates, um projeto-piloto da Secretária de Educação do Estado e da Universidade Federal do Ceará (UFC) sobre a gestão das rotas e a análise de custos do transporte escolar, além dos parâmetros para os Termos de Responsabilidade que serão assinados em 2016 entre a Secretaria de Educação do Estado e as Prefeituras.

Por meio do Termo de Responsabilidade, a Seduc repassa recursos financeiros para os municípios realizarem o transporte escolar dos alunos da rede estadual. Por sua vez, a Secretaria tem cooperado com os municípios através da Cessão de Uso de veículos para transporte dos alunos em quase todos os municípios cearenses.