quarta-feira, 6 de agosto de 2014

EM BARROQUINHA, SEGUNDO DENÚNCIAS, BOLSA FAMILIA ESTARIA SENDO USADO PARA FINS POLÍTICOS.



Emails enviados ao Blog trazem denúncias de suposto uso político do Programa Bolsa Familia no município de Barroquinha. O Programa que é gerenciado pela Secretaria de desenvolvimento Social que tem a frente o secretário Vicente Veras estaria bloqueando benefícios de pessoas carentes para que as mesmas se dirijam à secretaria para regularizar sua liberação. A irregularidade consiste em informações repassadas a políticos e cabos eleitorais de pessoas que tiveram seu beneficio cancelado, para que munido da informação procure o beneficiário e se ofereça para resolver o problema, desde que o mesmo vote nos candidatos do lado que administra o município. Uma das denúncias apontam o senhor Jonas Filho, esposo da vereadora Meire de Araras que procurou moradores da Localidade de Lagoa Salgada que tiveram seu beneficio bloqueado, se oferecendo para ajudar a resolver o problema, condicionando a liberação do valor bloqueado ao apoio ao grupo que ele faz parte. Os nomes dos beneficiários serão mantidos em sigilo para não sofrerem nenhum tipo de represália, mas o caso será denunciado às autoridades.

Aposentados: Governo antecipa 13º salário

Brasília. O governo federal autorizou a antecipação de metade do 13º salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O valor antecipado do abono anual será pago junto com o benefício referente ao mês de agosto, segundo decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 5.
A primeira parcela, que corresponde a até 50% do valor do benefício, será depositada entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro. Nela, não será descontado o Imposto de Renda (IR). Isso só será feito entre o final de novembro e o início de dezembro, quando será depositado o restante do abono.
De acordo com a Previdência Social, esta é a nona vez que a gratificação está sendo antecipada. A primeira foi em 2006. O valor será calculado com base no total de meses que a pessoa recebeu o benefício previdenciário, a partir de janeiro deste ano. Ou seja, se ele começou a receber a aposentadoria em janeiro, o cálculo será feito sobre os 12 meses do ano, e o valor a ser depositado será correspondente a 50% desse total. Se ele começou a receber em março deste ano, o cálculo será sobre dez meses, e assim por diante.
Auxílio-doença
Já os segurados que estão em auxílio-doença receberão parcela menor que os 50%, devido ao caráter temporário do benefício. No caso, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período.
Sem direito
Por lei, não têm direito a receber o décimo terceiro salário os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio suplementar por acidente de trabalho e pensão mensal vitalícia.
Também não têm direito os benefícios de abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.