segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Posse de Dilma dia 1º de janeiro terá esquema de segurança com 4 mil agentes


Ensaio da posse

Quatro mil agentes das Forças Armadas, das polícias Federal, Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Trânsito do Distrito Federal participarão do esquema de segurança da posse da presidenta Dilma Rousseff, na próxima quinta-feira (1°).

Os agentes atuarão no gramado da Esplanada dos Ministérios, no alto dos prédios e em helicópteros. Durante o trajeto em carro aberto da Catedral até o Congresso Nacional, Dilma será escoltada por motociclistas e agentes de segurança a cavalo.

Serão montadas barreiras de controle na rodoviária de Brasília, por onde a maioria do público deve chegar, e grades vão proteger a pista por onde passará o Rolls-Royce presidencial e a área externa do Palácio do Planalto.

O esquema de segurança foi testado neste domingo (28), durante ensaio da posse. Os 4 mil agentes estarão preparados para impedir eventuais manifestações violentas ou atos que atrapalhem o percurso a ser feito pela presidenta. A expectativa dos responsáveis pela segurança da posse é que não haja grandes manifestações durante os eventos da posse.

A cerimônia começa com o percurso no Rolls-Royce da Catedral Metropolitana de Brasília até a entrada do Congresso Nacional, onde Dilma deve chegar às 15h. No plenário da Câmara, ela faz o juramento, assina o termo de posse e discursa. Na saída, recebe honras militares com uma salva de 21 tiros de canhão e segue para o Palácio do Planalto.

Após subir a rampa, Dilma falará à nação no parlatório do palácio. Em seguida, recebe cumprimentos de autoridades e convidados, dá posse aos ministros e faz fotos oficiais. A última etapa da cerimônia será uma recepção no Palácio Itamaraty.

A estimativa oficial é que cerca de 10 mil pessoas acompanhem a posse de Dilma na Esplanada e na Praça dos Três Poderes. O PT, partido da presidenta, no entanto, calcula que pelo menos 30 mil devam comparecer à solenidade.

São esperadas para a cerimônia de posse delegações de 60 países e 27 chefes de Estado e de Governo, entre eles, o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, os presidentes do Uruguai, José Mujica, da Venezuela, Nicolás Maduro, e do Chile, Michelle Bachelet.

Camilo Santana anuncia nomes do novo secretariado; veja lista


Governador eleito anunciou nesta segunda-feira (29) os nomes que irão compor o secretariado da sua gestão

Após muita especulação, o governador eleito,Camilo Santana, anunciou nesta segunda-feira (29) os nomes que irão compor osecretariado da sua gestão. Na lista divulgada pelo petista figuram nomes de aliados políticos e candidatos que foram derrotados na última eleição. Dentre eles estãoMauro Filho, Inácio Arruda, Ivo Gomes eOsmar Baquit.
Camilo Santana também comunicou nesta segunda-feira a criação de novas secretarias como a Especial de Política sobre Drogas e Secretaria de Relações Institucionais. O governador eleito informou ainda que a primeira reunião com o secretariado após a posse está marcada para o dia 5 de janeiro.
Confira os nomes confirmados :
Casa Civil - Alexandre Lacerda Landim
Chefia de Gabinete -  José Élcio Batista
Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social - Delci Teixeira
Secretaria da Fazenda - Mauro Filho
Secretaria da Justiça e Cidadania - Helio Leitão
Secretaria de Educação - Maurício Holanda
Secretaria da Infraestrutura - André Facó
Secretaria da Saúde - Carlile Lavor
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - Josbertinni Virgínio Clementino
Secretaria do Turismo - Arialdo Pinho
Secretaria da Ciência e Tecnologia em Educação - Inácio Arruda
Secretaria da Cultura - Guilherme Sampaio
Secretaria de Planejamento e Gestão - Hugo Figueiredo
Secretaria das Cidades - Ivo Gomes
Secretaria do Esporte - David Duran (PRB)
Secretaria da Pesca E Apicultura - Osmar Baquit (PSD)
Secretaria de Relações Institucionais – Danilo Serpa
Controladoria e Ouvidoria – Nelson Martins
Secretaria Especial de Política sobre Droga -  Miriam Sobreira
Secretaria do Meio Ambiente – Arthur Bruno
Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Nicolle Barbosa
Casa Militar – Coronel Túlio Studart
Secretaria de Recursos Hídricos – Francisco José Teixeira
Controladoria Geral do Estado - Juvêncio Vasconcelos Viana
Conselho de Educação – Padre Zé Linhares
Secretaria de Desenvolvimento Agrário – Dedé Teixeira