quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Aécio tem 46%, e Dilma tem 44% das intenções de voto, segundo Ibope





O candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB) está numericamente à frente, com 46% das intenções de voto, ante os 44% de Dilma Rousseff (PT), segundo pesquisa Ibope, divulgada na tarde desta quinta-feira (9). Essa é a primeira pesquisa divulgada pelo instituto sobre a disputa para presidência no 2º turno das eleições. 
 
Considerando-se a margem de erro, ambos estão em empate técnico. Considerando-se apenas os votos válidos, Aécio tem 51%, enquanto Dilma possui 49% dos votos, segundo o levantamento. 
 
Votos brancos e nulos somam 6%. Os que não sabem em quem votar somam 4%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de São Paulo

Um agricultor familiar ganha mandato na Assembleia

moisesbraz
Moisés Braz, que presidia a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Ceará (Fetraece), está entre os eleitos para a Assembleia Legislativa. Disputando pelo PT, ele obteve 75.027 votos e marca assim a chegada, ao legislativo estadual, do primeiro trabalhador rural com DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) – agricultor familiar de origem.

Natural de Massapê, ele tem 51 anos e, ainda jovem, trabalhou como agricultor e iniciou sua militância na Pastoral de Juventude do Meio Popular (PJMP) e Movimento de Educação de Base (MEB). Presidiu o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Massapê, entre 1990 e 1993.

Entre seus apoiadores estão a Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT-CE), e os sindicatos dos Metalúrgicos, Comerciários e Bancários. Moisés, entre suas bandeiras, inclui luta pelo fortalecimento da agricultura familiar com assistência técnica, terra, água, crédito e inclusão socioeconômica de jovens, mulheres e da terceira idade, além de reforma agrária

Genecias Noronha: o gigante da eleição de 2014

Genecias Noronha
O deputado federal Genecias Noronha (SD) conseguiu uma façanha nunca antes alcançada no Ceará. Genecias se reelegeu deputado federal com mais de 200 mil votos, elegeu Aderlania Noronha, sua esposa, deputada estadual como a segunda mais votada e, de quebra, dois primos: Joaquim Noronha e Naumi Amorim

Greve dos professores de Barbalha completa 35 dias



Os mais de 700 professores da rede públicamunicipal de Barbalha, em greve desde 4 de setembro, entram no 35º dia de paralisaçãonessa sexta-feira (09). A categoria reivindica o repasse dos 14%, da sobra do FUNDEB,consolidado pelo Ministério da Educação (MEC).

O percentual é resultado da diferencia decalculo entre a primeira divulgação do MEC, de 8,32%, no mês de dezembro de2013, e a segunda, de 22,5%, em abril deste ano. Até a deflagração da greve,foram quatro meses sem que o município fizesse o repasse, alegando não terobrigação de fazê-lo.

A última negociação entre a categoria e aprefeitura aconteceu no dia 11 de setembro. Na ocasião a prefeitura apresentouuma proposta de 5% para a regência de classe. Os professores disseram que aceitavam os 5%incorporados ao salário base, ou então, 10% na regência. Desde então não houvemais comunicação por parte do prefeito Zé Leite (PT).

Sem indicação da reabertura dasnegociações, os professores formalizaram denúncia ao Ministério Público doEstado, mas até agora não receberam resposta. Com a paralisação, cerca de 10mil alunos da rede municipal estão sem aula.


Para piorar, a categoria dos profissionais da Saúde está anunciando umapossível adesão à greve.