sexta-feira, 17 de março de 2017

Ministério autoriza IBGE a abrir 26.440 vagas para realização do Censo 2017



O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão autorizou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a contratar por tempo determinado, até 26.440 pessoas, para realização do Censo Agropecuário 2017. O anúncio foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (17).

As contratações deverão ser feitas por meio de processo seletivo simplificado, observados a ordem de classificação e os critérios e condições estabelecidas pelo Poder Executivo, conforme disposto no art. 3º da Lei nº 8.745, de 1993.

De acordo com o DOU, o IBGE ainda deverá definir a remuneração dos profissionais a serem contratados. O prazo de duração dos contratos deverá ser de até um ano, com possibilidade de prorrogação até o limite máximo de três anos.


DN Online

CÂMARA DE CHAVAL AUTORIZA PREFEITO A CONTRATAR TEMPORÁRIOS



Foi aprovado por 5 votos a 3, nesta quarta-feira (15), durante Sessão Extraordinária da Câmara de Vereadores de Chaval, o Projeto de Lei do Executivo que dispõe sobre a contratação temporária de pessoal para atender necessidade temporária de excepcional interesse público na administração pública direta e indireta do município. O contrato será de 6 meses, podendo ser renovado por igual período. O projeto foi bastante criticado pelos 3 vereadores oposicionistas.

Pela lei, o Prefeito Sebastião Veras poderá contratar utilizando apenas o critério da entrevista e análise curricular.  O projeto foi votado em caráter de urgência logo após ter sido emitido um decreto anulando o processo seletivo que já havia sido homologado pelo próprio gestor do município. Em sua decisão ele apontou que o certame havia sido feito sem amparo legal, determinando ainda que a empresa devolva aos candidatos os valores das inscrições e que faça o mesmo em relação aos cofres da municipalidade do total pago para execução do serviço.


A seleção, iniciada em janeiro, disponibilizava 170 vagas em todos os níveis da administração. Quem havia sido convocado acabou voltando à fila do desemprego. Quanto à devolução das taxas já pagas, a dúvida é geral entre os participantes, pois pouco se sabe da "Crescer Consultoria", empresa contratada pela Prefeitura Municipal para realizar a seleção. Enquanto isso, pelo menos publicamente, o Ministério Público ainda não se posicionou sobre o assunto.
FONTE: camocim online

BNB promove encontro em Sobral tendo Eunício Oliveira como atração

Marcos Holanda e Eunício Oliveira.
O presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (PMDB), vai fazer festa política, nesta sexta-feira, em Sobral, reduto político dos Ferreira Gomes. Ali, ele vai conferir o “Encontro com Produtores Rurais da Zona Norte”, uma promoção do Banco do Nordeste. O evento, com início marcado para as 8 horas, na sede da AABB, tem como objetivo apresentar aos produtores rurais a Lei 13.340/2016, Lei Eunício Oliveira, que autoriza a liquidação e renegociação das dívidas de créditos rural contraídas em decorrência da seca.
O encontro contará ainda com a presença de diretores, superintendentes do BNB e do deputado federal Moses Rodrigues (PMDB), que disputou e perdeu a Prefeitura de Sobral para Ivo Gomes (PDT). Produtores rurais de vários municípios da Zona Norte foram mobilizados.
DETALHE – O BNB é comandado por Marcos Holanda, uma indicação do senador Eunício Oliveira.

Ciro Gomes terá pré-candidatura a presidente lançada em Brasília



Da Coluna Vertical, do O POVO, desta sexta-feira:
O ex-ministro Ciro Gomes terá sua pré-candidatura a presidente da República lançada, festivamente, na convenção nacional do PDT. Será neste sábado, em Brasília, quando, além de assumir tal condição, ele ainda ingressará na cúpula do partido como segundo vice-presidente. Carlos Lupi será reeleito presidente e o deputado federal André Figueiredo será mantido como primeiro vice-presidente.
O grupo dos Ferreira Gomes, na ocasião, entrará de malas e bagagens no diretório nacional. O prefeito Roberto Cláudio, o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, e o ex-governador Cid Gomes também ocuparão espaços no pedetismo.
Para alguns históricos da legenda, hoje minoria, o partido perderá de vez o que ainda cultivava da chamada filosofia brizolista.