segunda-feira, 20 de junho de 2016

Prefeito de Nova Olinda é cassado dois dias após retornar ao cargo


Câmara cassa prefeito de Nova Olinda, e 'Cabeludo' assume gestão da cidade (Foto: Reprodução)

A Câmara Municipal de Nova Olinda, no Sul do Ceará, cassou na sessão desta segunda-feira (20) o mandato do prefeito do município, Ronaldo Sampaio . Afastado do cargo por decisão judicial em 10 de maio por um prazo de 120 dias, o prefeito havia conseguido retornar ao cargo por decisão monocrática da presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-CE), desembargadora Iracema do Vale, na sexta-feira (17).
Na decisão, o juiz da Comarca, Herick Bezerra Tavares, reconheceu a existência de indícios da prática de atos de improbidade administrativa na gestão do prefeito. No início da tarde desta segunda-feira, o vice-prefeito do município, Elízio Galdino (PMDB),conhecido como "Cabeludo" tomou posse no cargo, em sessão na Câmara Municipal de Nova Olinda. O prefeito cassado disse vai recorrer na decisão na Justiça ainda nesta terça-feira (21).
Denúncia
De acordo com Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), o prefeito cassado contratou um  funcionário "fantasma". Além do prefeito, outras quatro pessoas são investigadas pela prática de improbidade administrativa
A denúncia sobre a contratação de funcionários fantasmas foi feita pela ex-servidora do município Wildiane Bezerra. "Eu procurava nas folhas de pagamentos e ela [Viviane Chaves] não constava. Mas no portal da transparência já constava", comentou.

Sigilos quebrados

O MPCE informou que, além do afastamento, os bens do prefeito e dos demais envolvidos foram bloqueados como forma de "viabilizar as pretensões ressarcitória e indenizatória de Nova Olinda, município que ostenta um dos menores IDHs do Estado". Também foi decretada a quebra dos sigilos bancário e fiscal no período de fevereiro de 2014 a setembro de 2015