Em 2009, primeiro ano na História da cidade sem Festival, a prefeitura recém assumida por Ademar alegou que precisaria reter os gastos com despesas de segundo plano e colocar a 'casa em ordem', realizando pelo o município as atividades de mais carências da população. O Festival de Quadrilhas ficou em segundo plano. Já em 2011, a mesma prefeitura alegou que falta recursos próprios e repasses do Governo Federal para realizar o Evento.
Camocim e Chaval, por exemplo, realizaram seus festivais em 2011, por mais simples que puderem ter sidos, mas realizaram e puderam levar a tradição a frente. Nos últimos meses foram muitos os email's recebidos pelo blog de pessoas residentes em várias partes do Brasil, buscando informações a respeito do Festival, pois desde 1999, o Festival de Quadrilhas de Barroquinha era tido como um dos melhores do interior do Ceará e todos os anos era realizado.
Prova do investimento dos ex-gestores foi a Conquista do Título em 2007 de melhor Festival de Quadrilhas do interior do Estado do Ceará. Já em 2011, pela atual realidade vivida, Barroquinha não figura mais no cenário junino do Estado, muito menos recebe os títulos de incentivo à cultura como esse recebido há 4 anos atrás.
Diante disso, fica a dúvida se em 2012 haverá ou não Festival de Quadrilhas em Barroquinha. Provavelmente sim, pois sempre em ano eleitoral os políticos usam sempre do 'velho jeitinho brasileiro' e realizam eventos surpreendentes para conseguir seus eleitores.
Postado por:Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário