quinta-feira, 25 de junho de 2015

PAUS DE ARARA CUSTAM MILHÕES

Dezenas de rotas que ligam comunidades a escolas são realizadas em carrocerias engaioladas. Nesse cenário, Ipueiras se destaca: destinou R$ 4,8 milhões apenas em 2014 para transportar estudantes. É uma das locações mais caras no Ceará

Os Caminhos do Comércio
Transportar um aluno em Ipueiras pode custar o mesmo do que para levar outros cinco ou seis percorrendo distâncias parecidas a outras cidades do Ceará. Na parede de uma escola pública no centro da cidade está “Educar é o seu valor”. Do lado de fora, encostados na mesma parede, estudantes aguardam a hora de voltar para casa. For medir em moeda corrente, valor mesmo tem o aluguel do pau de arara. As gaiolas emadeiradas, adaptadas às carrocerias de camionetes, são o principal e mais caro transporte escolar fornecido pela Prefeitura Municipal.
Em 2014, foram pagos R$ 4,8 milhões pela locação de veículos para levar estudantes de toda a rede pública municipal e da escola estadual Dário Catunda Fontenele, no centro da cidade. De acordo com o Censo Nacional do Transporte Escolar do ano passado, 3.854 estudantes são usuários de transporte escolar. Um número menor corresponde aos veículos locados, já que ao menos 400 alunos utilizam veículos próprios da prefeitura, comprados por meio do programa Caminho da Escola, do Governo Federal.
São mais de 30 rotas de veículos formando um emaranhado de trajetórias no mapa da cidade entre localidades como Alazans, Engenheiro João Tomé, Gávea, Livramento, Nova Fátima e São José das Lontras. Além de se prestarem ao transporte escolar, as camionetes D-20, transformadas em pau de arara, também conduzem os cidadãos nas mais variadas demandas: fazer a feira, receber dinheiro ou ir ao trabalho. Pegam os carros “de horário” porque religiosamente, na mesma hora, vão e vêm em rotas que cortam serra e sertão.
Fonte:DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário