A filiação do deputado estadual Heitor Férrer (PDT) ao PSB ainda não está oficializada, mas a candidatura à Prefeitura de Fortaleza, em 2016, é dada como certa pela cúpula nacional e estadual do partido. Heitor é o primeiro a anunciar pré-candidatura para as eleições municipais. “O PSB vai ter candidato em Fortaleza e será uma prioridade”, disse o deputado em discurso no ato de filiação do partido, ontem, na Assembleia Legislativa do Ceará.O evento reuniu dezenas de pessoas em prol da filiação do deputado federal Danilo Forte, ex-PMDB, e de Heitor que, de última hora, resolveu estender a indefinição até que seja oficializada a filiação do grupo do ex-governador Cid Gomes (Pros) ao PDT. Heitor teme sofrer sanções com base nas regras de infidelidade partidária. “Moralmente estou filiado ao PSB, mas a saída do PDT é vinculada ao ingresso do grupo liderado pelo ex-governador Cid Gomes, trazendo o prefeito Roberto Cláudio”, frisou Férrer.
Para a cúpula do PSB não há indefinição: Heitor será o candidato da sigla. “O partido passa a um novo patamar político. Um (Danilo) com grande expressão eleitoral e outro (Heitor) com a perspectiva concreta de ser nosso candidato à Prefeitura de Fortaleza”, afirmou o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. Para o presidente, não há “plano b” à candidatura do ainda pedetista.
“Buscaremos outras forças políticas que estão opostas ao atual status quo do Ceará, tanto ao Governo como à Prefeitura de Fortaleza”, afirma Heitor. A definição da disputa eleitoral passará ainda pelo diálogo com outras siglas como PSDB, PMDB e PR.
O vice-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), esteve presente no evento e sinalizou possível aliança PSB-PSDB no Ceará, semelhantemente a que existe em SP. “Conversei com o senador Tasso Jereissati (líder político do PSDB) e acho que é possível avançar nesse sentido tanto na Prefeitura de Fortaleza, como no Governo do Estado”, afirmou França.
O apoio do PSDB está sendo disputado tanto por Heitor como pelo deputado estadual Capitão Wagner (PR), que ensaia lançar candidatura à Prefeitura.
Filiação oficial de Danilo
Sob aplausos de membros do PSB e de deputados estaduais de outras siglas, Danilo Forte, que deve disputar a Prefeitura de Caucaia, assinou a nova ficha de filiação. Em discurso, declarou que estava feliz com a decisão e disse que ela “não nasceu do aqui e agora, é algo que vem sendo acalentado há muito tempo”.
Ele agradeceu ao PMDB, partido do qual se despede e ressaltou que recebeu carta de anuência para a mudança e o apoio do presidente nacional do PMDB, Michel Temer, em razão de projetos pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário