Fim do mistério. Lula vai entrar para a equipe palaciana da presidente Dilma Rousseff e assim ganhar foro privilegiado, fugindo das garras do juiz Sérgio Moro, comandante da ‘Operação Lava Jato’. O líder do governo na Câmara, deputado cearense José Guimarães (PT), deixou vazar, agora há pouco, que Lula vai mesmo assumir a chefia da Casa Civil e se tornar o principal articular político do Planalto. Na prática, no entanto, será o mandatário do Palácio do Planalto, iniciando seu terceiro mandato.
A decisão foi tomada nesta quarta-feira (16) após uma longa e tensa reunião que Lula teve com Dilma na noite de ontem (15). Acertado o trato, Lula já teria decidido mudar o ministério. Os dois primeiros nomes já teriam até mesmo sido acertados: o cearense Ciro Gomes e o ex-ministro Celso Amorim.
Na economia, Amorim assumiria com a missão de imprimir na gestão de Dilma a política que Lula deu ao seu governo. Já Ciro Gomes pode ser o novo titular do Ministério da Infraestrutura.
Com Lula no comando da Casa Civil a prioridade neste momento será a articulação com o PMDB e outros partidos para impedir que avance o processo de impeachment contra a Presidente Dilma. Já o atual chefe da Casa Civil, Jaques Wagner passa a exercer a chefia de gabinete da Presidência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário