Da Coluna Política do O POVO desta quarta-feira, assinada pelo jornalista Érico Firmo, eis o tópico “Eunício e Domingos formalizam bloco”. Confira:
Os grupos de Eunício Oliveira e Domingos Filho formalizaram aliança na Assembleia Legislativa. O PMDB de Eunício firmou bloco com PSD e PMB, legendas presididas por Domingos Neto e Patrícia Aguiar, respectivamente. Um é filho e a outra é esposa de Domingos Filho, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Até virar presidente da Assembleia Legislativa, em 2007, Domingos era bastante próximo de Eunício. Gradualmente, começou a fortalecer seu próprio grupo e trilhar caminho autônomo. Quando virou vice-governador, aproximou-se cada vez mais de Cid Gomes, até deixar o PMDB de Eunício e se filiar ao Pros – à época partido dos Ferreira Gomes. Em 2014, tentou ser candidato a governador. Quando começaram os movimentos do Palácio da Abolição para tirá-lo do páreo, afastou-se de Cid.
A guerra ficou aberta no fim do ano passado, quando apoiou Sergio Aguiar (PDT) para presidente da Assembleia, a contragosto do governador Camilo Santana (PT), que trabalhou para reeleger o também pedetista Zezinho Albuquerque. Em retaliação, a base camilo-cidista aprovou a extinção do TCM, quando Domingos foi eleito para comandar o tribunal.
Agora, Domingos e Eunício se reencontram e firmam acordo de oposição a Camilo. Ambos têm pretensões de serem candidatos a governador em 2018. Vamos ver como os acordos irão caminhar e como os interesses irão se conciliar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário