quarta-feira, 7 de setembro de 2011

CONCURSO: Sejus lança edital com 800 vagas para agente penitenciário do Ceará



A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) informa a publicação (Diário Oficial do Estado do Ceará deste dia 06 de setembro de 2011) do edital referente à realização de concurso público para o cargo de agente penitenciário. 

Ao todo 800 vagas serão oferecidas a candidatos de nível médio completo ou curso profissionalizante de ensino médio (em instituições reconhecidas pelo MEC) e que oferece vencimento básico inicial de R$ 1.274,75 acrescido da Gratificação de Atividades Especiais e de Risco (Gaer) e adicional noturno, podendo chegar a R$ 1.933,30. 

A Fundação Universidade Estadual do Ceará – FUNECE/CEV, por intermédio da Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará (CEV/UECE), é a empresa responsável pela realização do concurso. O edital está disponível no site www.uece.br/cev e pode ser visualizado clicando aqui.

A primeira fase do concurso será com a realização da prova escrita com questões objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, para mensurar os conhecimentos gerais e específicos dos candidatos.  Já na segunda fase, avaliação consta de cinco etapas: Inspeção de Saúde, Curso de Formação Profissional (CFP),  Avaliação de Capacidade Física, Avaliação Psicológica, Investigação Social e Funcional.

Os agentes asseguram um papel fundamental dentro do Sistema Penitenciário do Ceará. A eles cabe a segurança das unidades prisionais por meio da vigilância e custódia dos internos durante a execução da pena de prisão, contribuindo para a salvaguarda da sociedade e nas políticas de reintegração social do apenado. Os agentes penitenciários são regidos pelo regime jurídico estatutário, instituído pelo Lei Estadual 9.826, de 14 de maio de 1974.

Regionalização - Das 800 vagas, sendo 640 para candidatos do sexo masculino e 160 para candidatas do sexo feminino, distribuídas pelas oito macrorregiões do Estado do Ceará.