quarta-feira, 29 de junho de 2016

Assaltantes matam a tiros criança de um ano e seis meses de vida e ferem pai dela em Frecheirinha


O pequeno David Luiz foi atingido com um tiro na hora do assalto e morreu logo depois

Uma criança de apenas um ano e seis meses de vida tornou-se a mais recente vítima da onda de criminalidade que avança no Ceará. Na tarde da última segunda-feira (27), ela foi baleada junto com o pai durante um assalto na zona rural do Município de Frecheirinha, na zona Norte do Estado (a 291Km de Fortaleza), na Serra da Ibiapaba. O garoto morreu na hora e o pai continua hospitalizado em estado grave.
O crime ocorreu  na localidade de Sítio Roça Velha, onde o pai do pequeno Luiz David Sousa Ferreira é dono de um pequeno comércio. Era por volta de 17h30 quando bandidos armados, entre eles uma mulher, invadiram o local e exigiram dinheiro. O comerciante entregou o que tinha, mas mesmo assim, na hora da fuga em motocicletas, um dos ladrões atirou várias vezes, atingindo a criança e seu pai.
Até agora, a Polícia não conseguiu identificar os assaltantes nem saber onde eles se encontram. O clima naquela localidade é de revolta e muita tristeza. O corpo do pequeno Luiz David foi levado para a sede do Núcleo da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) da cidade de Sobral, onde passou por necropsia e foi liberado para sepultamento.
Terceiro caso
Em apenas  quatro dias, o crime em Frecheirinha foi o terceiro caso de latrocínio (roubo seguido de morte) no Interior do ceará. O primeiro aconteceu na manhã do último sábado (25), quando o aposentado Manuel dos Santos, 61 anos, foi assaltado e morto a tiros no Município de Irauçuba (a 156Km de Fortaleza).
O segundo latrocínio ocorreu por volta de 6 horas de domingo, no Distrito de peixe, Município de Russas (a 163Km da Capital), tendo como vítima o trabalhador rural João Eudes de Melo, que foi atacado por ladrões numa estrada de terra e morto a facadas e pauladas. Os criminosos roubaram a motocicleta e outros pertences da vítima.
Até agora, ninguém foi preso nos três casos de latrocínio.
Por FERNANDO RIBEIRO 

Aposentados e pensionistas receberão 1ª parcela do 13º salário em agosto


dinheiro

O governo garantiu a sindicalistas que a primeira parcela do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS será paga em agosto. O anúncio foi feito, nessa terça-feira, 28, pelo ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha em reunião com representantes da classe e do empresariado para discutir a reforma da Previdência. “Será tudo pago no prazo ordinário, como sempre foi, com exceção de 2015”, disse. Ainda segundo o ministro, os pagamentos começam no dia 23 de agosto.
Em 2015, o pagamento da primeira parcela foi adiado de agosto para setembro por causa do aperto nas contas do governo. Este ano, o pagamento da segunda parcela do ordenado está prevista para o fim de novembro. No ano passado, pagamento antecipado foi adiado de agosto para setembro.
Depois de um mês e meio de criação e cinco reuniões, o grupo de trabalho para discutir a reforma da Previdência, com a participação do governo, empregadores e sindicalistas, decidiu que um novo grupo será formado para debater a questão. Com isso, a meta de entregar uma proposta até o fim de julho, agora, segundo o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, passou para “até o fim do ano”.
“Quando a gente não quer decidir com rapidez se monta um grande colégio. Quando a gente quer mais rapidez, um grupo menor. Fomos para o grupo menor”, disse. A sugestão, segundo Padilha, foi do Dieese, que representará as centrais sindicais.
O ministro afirmou que este novo grupo se reúne já na próxima semana. A sugestão de uma equipe menor, de acordo com uma fonte que participou da reunião, foi consenso “ironicamente”, porque não havia concordância nem nos números apresentados. Segundo essa fonte, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que participou pela primeira vez do grupo, trouxe números completamente diferente dos sindicalistas.
Padilha não quis dar um prazo fechado para as conclusões do grupo. “Nós não sabemos quais serão os temas em que restarão os dissensos. Aqui começamos a construir consenso”, disse, ressaltando que o grupo menor poderá se aprofundar na questão. “O grande desafio é garantir que os nossos filhos e nossos netos possam ter a garantia da Previdência Social. No ritmo que está não terão”, disse. “O Brasil conquistou o envelhecimento antes de conquistar o enriquecimento”, disse, afirmando que a Previdência “é um desafio que temos que vencer”.
Conteúdo Estadão.