terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Irmãos Ferreira Gomes conquistam hegemonia política


A posse nesta terça-feira do prefeito eleito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB), marca um novo cenário de hegemonia política no Ceará sob o comando dos irmãos Cid e Ciro Ferreira Gomes. Há 24 anos, o governador do Estado não tinha o prefeito da Capital como aliado. O último gestor de Fortaleza nesse contexto foi justamente Ciro Gomes, filiado ao PMDB e eleito pelas mãos do então Governador Tasso Jereissati. Ciro ficou apenas dois anos no poder - 1989/1990, quando saiu, no mês de março, para concorrer e ganhar o Governo do Estado como sucessor de Jereissati.
Com a saída de Ciro, assumiu o vice Juraci Magalhães (PMDB). Juraci rompeu com Ciro, criou o próprio grupo político, elegeu o sucessor Antonio Cambraia (PMDB) e voltou à Prefeitura para dois mandatos consecutivos. Em 2004, não conseguiu levar ao segundo turno o seu candidato Aloísio Carvalho. A vitória nas urnas foi da então deputada estadual Luizianne Lins (PT) que, nesta terça-feira, encerra o ciclo de oito anos do petismo na administração da Capital.
O Governador Cid Gomes começa o ano de 2013 com números iniguláveis na política do Ceará. Dos 184 Municípios, pode contar com o apoio político e administrativo de, pelo menos, 170 prefeitos. Dos 46 deputados estaduais, mais de 40 o apoiam. A Assembleia Legislativa tem o comando de um dos seus mais fiéis aliados - o deputado estadual Zezinho Albuquerque (PSB).
O comando político começa pelo Governo do Estado, passa pela Prefeitura da Capital e por municípios de peso eleitoral expressivo, como Sobral, Caucaia, Juazeiro do Norte, Crato e Iguatu. Uma das exceções é Maracanaú, onde o prefeito Roberto Pessoa (PR) - opositor ferrenho dos irmãos Cid e Ciro Gomes, elegeu o sucessor Firmo Camurça (PR). Firmo conta, porém, os dias para a primeira audiência com Cid Gomes. O prefeito não quer brigar e, para isso, prepara um pacote de pedeidos de obras para o Município. Quer aproximação administrativa - um caminho para aproximação política.
A estabilidade política, com uma boa avaliação administrativa e espaços no cenário nacional, permitem a Cid Gomes traçar planos para 2014 sem angústia: tem quatro pré-candidatos a governador em seu grupo político (Leonidas Cristino e Roberto Cláudio, ambos do PSB, e os peemedebistas Eunício Oliveira e Domingos Filho). O nome do coração é o Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, homem de confiança que o sucedeu na prefeitura de Sobral. Alguns consideram cedo demais para se falar nesse assunto, mas a realidade é que 2013 começou com a porta aberta de 2014 para o debate sobre a sucessão de Cid Gomes.

RÉGIS DA IPÚ É ELEITO PRESIDENTE DE CÂMARA DE CAMOCIM


Por 8 votos a 7, os Vereadores de Camocim escolheram, na manhã desta terça-feira (01), como novo Presidente da Câmara, o Vereador Régis da Ipu (PR), cunhado do Ex-Prefeito Chico Vaulino. A outra chapa tinha a Vereadora Iracilda Rodrigues (PMN) como candidata. Um recurso especial contra a candidatura do Vereador Régis tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pede sua inelegibilidade, quando foi eleito em 2008, em decorrência de seu parentesco com o ex-prefeito Chico Vaulino. Caso o TSE julgue a favor da procedência do recurso, Régis perderá os direitos políticos por 8 anos.

Fonte: Camocim online.