sexta-feira, 21 de abril de 2017

BARROQUINHA: “E NO CONTEXTO DA CRISE” MUNICÍPIO DIVULGA AS GRANDES AÇÕES DOS 100 PRIMEIROS DIAS DE GOVERNO.



A Prefeitura municipal divulgou as ações dos primeiros 100 dias de administração, são ações de fazer inveja a qualquer município. Nada mais que reuniões, cursos e atendimentos, como se não fossem ações do cotidiano de qualquer administração que timidamente atende a população. Seria importante o prefeito e Secretários divulgarem “tantas” ações para os Vereadores da situação e membros da administração para que os mesmos tomem conhecimento que pelo visto não sabem que tá sendo feito alguma coisa, já que um vereador da situação solicitou da Presidente da Câmara a Convocação do Secretário de Saúde para dar explicação sobre a falta de ação da Secretaria de Saúde devido ao alto índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti e da falta de atendimento. Veja a matéria da prefeitura

“O Prefeito Municipal de Barroquinha através dos Secretários Municipais apresentam as principais ações de governo nos seus primeiros 100 dias de administração. No contexto de crises politica, econômica e social que assola o país e os municípios que o constitui, estamos focados em garantir que as aplicações dos recursos públicos sejam feitas, de forma eficiente e eficaz atendendo as reais necessidades do município e expectativas dos munícipes. A administração estuda e executa uma aplicação eficaz dos recursos públicos repassados para a prefeitura, recursos esses escassos que precisam de criterioso planejamento definição de prioridades elencadas pelos segmentos que representam o município.

Secretaria de Saúde
100 dias de Gestão da Secretaria de Saúde Durante esses 100 dias da nova gestão, a secretaria de saúde deu um salto qualitativo em sua infraestrutura, quadro de funcionários e nas ações e serviços ofertados a população. A partir de reuniões sistemáticas de planejamento, monitoramento e avaliação, a gestão da saúde vem realizando mudanças importantes para melhorar a qualidade da saúde. São exemplos dessas melhorias, a realização do processo seletivo para contratação de profissionais de saúde, nomeações dos profissionais que ocupam coordenações, garantia do atendimento médico em todos os dias da semana na UBS José Alencar Gomes da Silva, implantação do serviço de pediatria na sede e em Bitupitá, identificação visual padronizada dos veículos e unidades de saúde, intensificação das ações de promoção e prevenção da saúde (realização de cursos para ACS, Campanha Contra a Tuberculose, Hanseníase, Aedes Aegypti, Semana da Saúde abordando diversas temática através de palestras, rodas de conversas, oficinas e mutirão). Agilizamos os processos licitatórios para aquisição de uma nova ambulância, material de limpeza, material de expediente e exames de ultrassonografias, concertamos os veículos e fizemos reparos nas unidades. Além dessas ações relatadas, várias outras foram colocadas em prática, todas com intuito de melhor o atendimento ao público e garantir o direito à saúde. 
SECRETARIA DO TRABALHO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS.
            A Secretara do Trabalho, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos tem como missão planejar, executar e avaliar as ações que visem o desenvolvimento social da população, possibilitando a promoção e a garantia de direitos sociais e o acesso à assistência social a quem dela necessitar.
            Ao longo desses 100 (cem) dias de gestão a Secretaria desenvolveu as seguintes atividades: Emissão de Carteira de Identidade e Carteira de trabalho. No CadÚnico  foram realizados diversos atendimentos, dentre eles a realização de novos cadastros para inserção das famílias no Cadastro Único para Programas Sociais, atualização dos dados familiares além de desbloqueio de benefício do Programa Bolsa Família, averiguação cadastral e revisão. No Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, realizou diversas atividades para as famílias Barroquinhenses, das quais podemos citar: Atendimentos individuais; Visitas Domiciliares e Institucionais.Acompanhamento às famílias atendidas pelo PAIF e PforR; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para criança, adolescentes e idosos na sede e distritos; Baile de Carnaval para os coletivos de idosos; Oficinas de Doces e Chocolates; Atividades esportivas com crianças e adolescentes; Semana de Mobilização de combate ao aedes aegypti. No Polo de Convivência Social aconteceu o encerramento do Curso de Inglês Básico, atendendo a adolescentes e jovens da sede e de Bitupitá; Participação da Coordenadora do Polo na Capacitação do Projeto Eu Sou Cidadão Amigos da Leitura; Inicio das atividades de Dança, Canto Coral, Capoeira e Formação Social e do Curso de Informática, atendendo a adolescentes e jovens da sede e zona rural.
            No mês de março foi iniciado a execução do Programa Parceiro do Idoso (financiado pelo Banco Santander) e Projeto Reduzindo a Mortalidade Infantil (financiado pelo Banco Itaú), conforme especificado abaixo:
Programa Parceiro do Idoso: Projeto que está sendo executado com os idosos da localidade Lagoa do Mato, onde a equipe recebeu orientações da Assistente Social da Gestão e organizou as ações para 2017, realizando visitas domiciliares e atualização cadastral dos inscritos no Projeto.
Projeto Reduzindo a Mortalidade Infantil: com o início das atividades em Março deste ano, o presente projeto vem realizando um levantamento de dados do perfil da população do município de Barroquinha, no intuito de traçar o perfil dos usuários dos grupos a serem desenvolvidos, a saber, gestantes e crianças de 0 a 06 anos que estejam em situação de vulnerabilidade social e sem acompanhamento na rede socioassistencial do município. Diante disso, a equipe do Projeto Itaú está concretizando uma agenda de visitas e reuniões para coleta de dados nos serviços da saúde do município juntamente aos profissionais enfermeiros, ACS’s e NASF, bem como nos bancos de dados do Programa Bolsa Família, PAIF e PforR. O Plano Anual de Ações do Projeto e os Planos de Trabalho nos grupos já foram concluídos, apresentados à gestão e estão em fase de captação de recursos material e humano.
A Secretaria Municipal da Juventude Esporte e Lazer
A Secretaria Municipal da Juventude Esporte e Lazer vêm mostrar através deste relatório as Ações que foram executadas nos primeiros 100 dias. No distrito de Bitupitá foi realizado I campeonato de Beach soccer e voleibol com a participação de 20 (vintes) equipes dividas em 14 equipes de BEACH SOCCER e 06 (seis) de vôlei de areia, no período de 20 a 24 de fevereiro. O segundo evento está em andamento, que é a III Copa de Futebol amador cidade de Barroquinha, que esta sendo realizada nos finais de semana nos campos da sede, distritos e localidades. Com participação de 16 equipes. Nesse evento houve entrega de matérias: chuteiras, bolas e meãos, uma forma de incentivo para as equipes participantes. É importante ressaltar que durante o inicio de um processo democrático é necessário se fazer uma programação das ações para que possamos adquirir um bom funcionamento e organização dessa Secretaria”.

Fonte: Site do Municipio

Promotoria de Justiça de Itarema deflagra “Operação Fantasma”


AMC acata recomendação do MPCE para ampliar o acesso de pessoas com deficiência às vagas especiais

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Itarema, deflagrou, na última quarta-feira (19/04), a “Operação Fantasma” que investiga crimes de peculato, falsificação de documento público, de documento particular e falsificação ideológica na Câmara Municipal de Itarema.

A ação aconteceu com o apoio das Polícias Civil e Militar e cumpriu um mandado de busca e apreensão, que foi expedido pelo juiz titular da Comarca de Itarema com o objetivo de investigar suposto esquema de “servidores fantasmas” na gestão da Câmara Municipal.

Segundo a promotora de Justiça de Itarema, Mayara Menezes Muniz, a investigação detectou a existência de pessoa que, sem o seu próprio consentimento, mantinha vínculo empregatício com a Câmara Municipal, mas que nunca desempenhou a função.


Assessoria de Imprensa

Chuvas continuam fracas no Estado do Ceará, MAS BARROQUINHA CONTINUA CHOVENDO


ab

Nesta quinta-feira, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em 48 municípios. A maior precipitação foi registrada em Ererê, na Região Jaguaribana, com 62mm. Entretanto, de acordo com o mapa de chuvas da Funceme, ontem, as maiores concentrações de nuvens foi no oeste do Estado, onde em Chaval o pluviômetro registrou 55mm.

A escassez de chuvas continua, sendo o seu principal fator o afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa do Ceará e de todo o Nordeste. Esse fenômeno é o principal indutor de chuvas nesta região do País. Esse quadro deve continuar neste feriado de 21 de abril. Possibilidade de chuvas, e mesmo assim isoladas, somente no Centro-Sul. Para amanhã, os meteorologistas são mais otimistas. A previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas em todo o Estado.

Essa é a expectativa de quem arou a terra e iniciou o plantio nos roçados. A interrupção das chuvas, com intervalos prolongados, conhecida popularmente como veranicos, prejudica as lavouras. As pragas das lagartas voltam a atacar. Faltando dez dias para o encerramento do mês, o desvio da média histórica de chuvas ainda é negativo em todas as regiões do Ceará.

De quarta para ontem, foram registrados aportes em 42 açudes dos 153 monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), que acumulam atualmente 12,29% do volume. Dez deles seguem sangrando, sendo que 105 estão abaixo de 30%, incluindo 40 no volume morto e 17 secos. (A.P.)


DN Regional