terça-feira, 31 de maio de 2016

68 prefeituras na mira do TCM por gastos excessivos com pessoal


Resultado de imagem para chico aguiar

Relatório divulgado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aponta que 68 prefeituras do Ceará – 37% do total – fecharam 2015 descumprindo limite de gastos de 54% da receita corrente líquida com pessoal. Com a irregularidade, gestores podem ser alvos de ações de improbidade movidas pela Corte, que podem levar à perda do mandato e até prisão.

Ainda segundo a Corte, 23 prefeituras atingiram o “limite de alerta”, de 48,6% a 51,29% de gastos sobre a receita. Outros 66 ficaram no chamado “limite prudencial”, entre 51,3% e 53,99%. Apenas 27 municípios, entre eles Fortaleza, tiveram gastos do tipo abaixo da chamada "linha de alerta" de 48,6% da receita corrente líquida. Confira a relação total de municípios.

De acordo com o TCM, os 68 municípios que superaram o limite de 54% e os 66 que atingiram o limite prudencial ficam vedados, por exemplo, de conceder aumento de remuneração, contratar pessoal e pagar horas extras, com apenas algumas exceções. Punições seguem previsão da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Responsabilidade fiscal

As que ultrapassaram o limite máximo ainda tem outras punições, como a bloqueio de transferências voluntárias, como convênios, da União e do Estado, obter garantia em operações de crédito ou mesmo contratar empréstimo, com exceção aqueles destinados ao refinanciamento da dívida mobiliária ou que visem à redução das despesas com pessoal.

Para voltar ao patamar permitido, abaixo de 54%, as prefeituras irregulares devem adotar procedimentos como redução, em pelo menos vinte por cento, das despesas com cargos em comissão e funções de confiança e exoneração de servidores não estáveis.

O presidente do TCM, conselheiro Francisco Aguiar, destacou que "ao longo de 2015 o TCM já havia emitido várias recomendações às prefeituras com problemas para que agissem com prudência e cautela de modo a evitar o desequilíbrio das contas públicas". Nos últimos anos, os próprios prefeitos tem criticado muito redução de repasses federais.