sexta-feira, 7 de abril de 2017

13 pessoas são presas sob suspeita de fraudar licitações no Ceará e Piauí


ce

Ministério Público do Estado do Ceará, através do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, atua no combate e repressão às ações desenvolvidas pelo crime organizado. ( Arquivo )
Treze pessoas foram presas preventivamente, suspeitas de participarem de um esquema de fraudes em licitações em municípios dos estados do Ceará e Piauí. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Tianguá e Ubajara e expedidos devido a Operação “Escamoteamento”, deflagrada na manhã desta sexta-feira (7).

Segundo os promotores de Justiça que acompanharam a ação, os desvios eram realizados através de empresas fantasmas e o montante desviado chega a R$ 60 milhões.

18 mandados e duas conduções coercitivas

De acordo com as investigações, orquestrada pelos Grupos de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECOs) dos dois estados, o esquema contava com a participação de empresários e agentes políticos. Além das prisões, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão em residências e empresas de investigados, duas conduções coercitivas de investigados que foram ouvidos na sede das Promotorias de Justiça de Tianguá.

Prisão em flagrante

Segundo o coordenador do GAECO Ceará, o promotor de Justiça Manoel Epaminondas, foi apreendida uma pistola municiada sem registro com um dos investigados, tendo sido, por este motivo, lavrado auto de prisão em flagrante. “Todo o material arrecadado será agora analisado, a fim de aprofundar as investigações e possibilitar o ajuizamento das respectivas ações penais”, destacou.


Além dos promotores de Justiça dos GAECOs do Piauí e Ceará, participaram da operação promotores de Justiça da Comarca de Tianguá, técnicos da Controladoria Geral da União (CGU), do Tribunal de Contas do Piauí, (TCE-PI), além das Polícias Militar e Civil do Piauí. O cumprimento dos mandados também contou com a ajuda da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Fonte: DN

Prefeitura de Camocim realiza Projeto Prefeitura nos Bairros



A Administração Municipal de Camocim dará inicio nesta sexta-feira (07), a partir das 8h da manhã, ao Projeto “Prefeitura nos Bairros”, que vai levar os diversos serviços para a população. A primeira comunidade a ser contemplado por essa iniciativa neste ano será o Bairro Praia, onde as atividades serão realizadas no Ginásio Deputado Murilo Aguiar. A ação faz parte da programação alusiva aos cem dias da segunda gestão da prefeita Monica Aguiar. 

Serão dezenas de serviços oferecidos à população através das secretarias de Saúde, Cultura, Esporte e Juventude, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social e Cidadania, Pesca, Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Educação e Gabinete da Prefeitura, com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar. 

De acordo com a prefeita Monica, a expectativa com relação ao projeto é de sucesso. “Principalmente pela aproximação em relação à população”, destacou. Ainda segundo Monica Aguiar, a realização de um projeto como esse não tem como ser mensurada devido à sua grandeza e a sua importância. “Não tem preço uma ação desta, onde a população vai ter todo o acesso a essas pessoas (secretários, prefeito) e colocar suas dificuldades, seus anseios, o que a comunidade deseja. Acho que vai ser muito proveitoso, muito produtivo e vai fazer com que a gente entenda mais a demanda da nossa comunidade”, disse.

CCJ no Senado aprova projeto que aumenta bancada do Ceará na Câmara



O Ceará pode ganhar mais uma cadeira na Câmara dos Deputados a partir das eleições de 2018. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, ontem (5), o relatório do senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) que altera o tamanho das bancadas de cada de estado na Câmara segundo a atualização da população medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No parecer, o tucano argumenta que manter inalteradas as cadeiras a que cada estado tem direito seria conceder maior valor ao voto de brasileiros de determinadores estados e menor ao de outros. Hoje, a distribuição de parlamentares obedece à proporcionalidade registrada em 1985, somando mais de 40 anos de desatualização.No projeto, de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), o Ceará passa a ter 23 deputados federais.

A matéria segue agora para votação no plenário do Senado e, se aprovada, será enviada à Câmara, onde deve enfrentar forte resistência dos deputados dos estados que perderão vagas caso seja aprovada, uma vez que o total de parlamentares (513) seguirá o mesmo. A medida está prevista na Constituição, que obriga a revisão da proporcionalidade sempre a um ano das eleições.