sábado, 28 de maio de 2016

Luizianne Lins é pré-candidata do PT à Prefeitura de Fortaleza


Deputada federal Luizianne Lins será a pré-candidata do partido nas eleições municipais (FOTO: Reprodução/Facebook)

“O PT tem candidata, e essa candidata é a Luizianne (…) Nós vamos fazer campanha para ganhar. O melhor nome para representar o partido, defender o Lula, defender a Dilma Rousseff, defender o partido é o de Luizianne Lins, porque tem experiência de governo. Ela conhece a cidade”, afirmou o deputado estadual Elmano Freitas, presidente do PT em Fortaleza.

O encontro reuniu cerca de 220 delegados do diretório municipal, dentre eles, Elmano de Freitas; o presidente estadual do partido, De Assis Diniz; o senador José Pimentel; e os vereadores Acrísio Sena, Ronivaldo Maia, Guilherme Sampaio, Deodato Ramalho, Vicente Pinto e Jovanil Oliveira. O governador do Ceará, Camilo Santana, não participou do evento.

Muito aplaudida, a deputada agradeceu o apoio. Apenas o nome de Luizianne foi apresentado para disputar a candidatura pelo partido. A eleição acontece em outubro deste ano.


O presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou que a legenda fará campanha eleitoral com muita garra e entusiasmo. “Nossa campanha será feita sob um governo ilegítimo, usurpador. Vamos contrastar isso durante a campanha. Vamos propor mudanças em Fortaleza. Fortaleza mudou muito na gestão do PT”, concluiu.

Bolsa Família tem fraudes de R$ 2 bilhões e 6 milhões


20130526185659-20130526185659-bolsa-familia-1

Uma reportagem da Revista Veja, edição deste final de semana, mostra dados inéditos sobre o rombo no Programa Bolsa Família provocado por fraudes e irregularidades. O rombo nas contas do Bolsa Família, segundo dados preliminares de um levantamento pelo Ministério Público Federal a partir de informações fornecidas pelo antigo Ministério do Desenvolvimento Social, chega a R$ 2 bilhões e 600 milhões. As fraudes acontecem em todo o Brasil e, por esses de cadastro, muitas pessoas que não precisam do benefício o recebem em cidades d o Ceará.
O dinheiro, na comparação feita pelo reportagem, ‘’daria para fazer quase 30 000 casas pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Somente entre 2013 e 2014, pelo menos 2,6 bilhões de reais do total da verba reservada ao Bolsa Família foram parar no bolso de quem não precisava’’.
A informação é resultado do maior pente-fino já realizado desde o início do programa do governo federal, em 2003. Feito pelo Ministério Público Federal a partir do cruzamento de dados do antigo Ministério do Desenvolvimento Social com informações de órgãos como Receita Federal, Tribunais de Contas e Tribunal Superior Eleitoral, o exame detectou mais de 1 milhão de casos de fraude em todos os estados brasileiros.
O Bolsa Família, um valor mensal a partir de 77 reais por pessoa, é destinado exclusivamente a brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza. A varredura, conforme a reportagem da Revista Veja, mostrou, no entanto, que entre os que receberam indevidamente o auxílio no período estão funcionários públicos, mortos e até doadores de campanha (veja o quadro na pág. ao lado).
Só de funcionários públicos foram 585 000 os beneficiários ilegais. Em todos os casos, os contemplados ganhavam ao menos um salário mínimo (piso da categoria) e, segundo apurou o estudo, pertenciam a famílias com renda per capita acima de 154 reais – situação que os impediria de receber o benefício.
O fato de esses funcionários serem majoritariamente servidores municipais reforça a tese do Ministério Público de que esse tipo de fraude não dispõe de um comando centralizado. “Nasce daquele microcosmo do município em que o cadastrador conhece quem está sendo habilitado e não tem interesse em realizar uma fiscalização correta sobre suas condições de pobreza”, afirma a procuradora Renata Ribeiro Baptista, que coordenou a pesquisa.
Os doadores de campanha ocupam lugar de destaque no ranking das categorias de fraudadores identificadas no estudo. O Ministério Público encontrou 90 000 beneficiários do programa que, em 2014, doaram a políticos ou partidos valores iguais ou superiores aos recebidos do programa naquele ano e casos de grupos de dez ou mais beneficiários que transferiram verbas para um mesmo candidato.
O levantamento achou ainda beneficiários sem CPF ou com mais de um CPF, além de 318 000 beneficiários que eram donos de empresas. Abrir uma empresa não significa necessariamente que alguém seja um sujeito de posses (o processo para constituir uma firma pode custar pouco mais de 200 reais), mas o Ministério Público acredita que poucos dos contemplados nessa situação conseguirão provar que vivem abaixo da linha da pobreza.
Os 2,6 bilhões desviados correspondem a 4,5% do total investido no programa no período e estão abaixo da média internacional, apontada pelo Banco Mundial, de 10% de desvios em programas sociais. Para a procuradora Renata Baptista, porém, a estimativa do MPF é “conservadora”. Segundo ela, muitas fraudes ficaram de fora do levantamento. “Apenas servidores com quatro ou menos familiares entraram no estudo.” O prejuízo ainda vai aumentar. Íntegra da reportagem (veja.com.br)