terça-feira, 6 de março de 2018

MPCE recomenda a exoneração de servidores de Itaiçaba em situação de nepotismo


Resultado de imagem para ministerio publico ceara
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) recomendou à Prefeitura de Itaiçaba, na última quinta-feira (01/03), a exoneração de quatro servidores, terceirizados e comissionados, lotados nas Secretarias de Educação e de Finanças por possuírem graus de parentesco com gestores municipais, prática que constitui nepotismo. Eles ocupam os cargos de professor, diretor escolar, coordenador de endemias e mestre de obras.

O promotor de Justiça Edilson Izaias de Jesus requereu ainda, no documento, que a Prefeitura providencie, com os desligamentos necessários, a continuidade do serviço com a nomeação ou contratação de outros profissionais, desvinculados de qualquer grau de parentesco e “portadores de aptidão e formação intelectual e funcional comprovada e compatível com os misteres dos cargos comissionados”, consta na recomendação.

A Prefeitura de Itaiçaba deverá divulgar o documento no Diário Oficial do Município e no site por 15 dias e recebeu o prazo de dez dias para responder à Promotoria de Justiça, por escrito, acerca da aceitação da recomendação. Caso a orientação não seja cumprida, o órgão do MPCE poderá entrar com uma ação civil por improbidade administrativa, dentre outras responsabilidades legais.

Ceará tem dois feriadões em março no intervalo de duas semanas


Imagem do pôr do sol na Praia de Iracema, com a Ponte dos Ingleses ao fundo
O cearense irá desfrutar neste mês de dois feriadões separados por dez dias de diferença. O primeiro período de folga prolongado será daqui a dois fins de semana, entre o sábado, 17, e a segunda-feira, 19, Dia do padroeiro do Ceará, São José.
Na semana seguinte, será a Semana Santa, cujo feriado oficial começa em 30 de março, Sexta-Feira da Paixão. Período de descanso que vai até o Domingo de Páscoa, 1º de abril. Mas, em escolas, muitas repartições públicas e alguns estabelecimentos, já há folga a partir da Quinta-Feira Santa, 29 de março.
Entre um fim de semana prolongado e outro, haverá outro feriado. Porém, o dia 25 de março, Data Magna do Estado, que lembra a abolição dos escravos no Ceará, cairá num domingo.

BARROQUINHA: VICE E VEREADOR ROMPEM COM PREFEITO ADEMAR


O Prefeito de Barroquinha, Ademar Veras (PTB), perdeu dois importante aliados. Sua Vice-Prefeita, Carmelita Veras (PSD) está saindo do grupo de mala e cuia. Segundo informações obtidas pelo blog, o Prefeito Ademar isolou completamente Carmelita de suas ações, dando amplos poderes para Clemilda Veras, Controladora do Município, exercer também, de fato, as funções de vice.  
Entendendo não ser mais necessária para os interesses do Prefeito Ademar, como aparentemente parecia ser durante a campanha política, Carmelita decidiu pelo rompimento, tanto que não vem comparecendo a nenhum ato, político ou administrativo, promovido pelo Prefeito de Barroquinha.
Além disso, sua decisão inclui não apoiar nenhum candidato que seja votado por Ademar nas eleições deste ano. Outro, até então aliado, que rachou com o Prefeito Ademar, também de Bitupitá, foi o Vereador Djanilson Veras (PSD), o "Quitinha". O motivo teria sido o mesmo. Sem "Quitinha", a situação passa a ter apenas 4 representantes no legislativo. A Câmara de Barroquinha é composta de 9 Vereadores. O Prefeito Ademar não se manifesta sobre a saída de Carmelita e Djanilson.
FONTE : CAMOCIM ONLINE