segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Prefeituras recebem 1º FPM de Setembro com mais de 50% de aumento

As prefeituras de todo o país receberão nesta terça-feira (10) o chamado primeiro decêndio do mês de setembro referente ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). De acordo com informações da Confederação Nacional dos Municípios, o montante para todo o pais é de pouco mais de R$ 3,7 bilhões e a melhor parte é que neste ano, o repasse foi 53,95% maior, em comparação ao mesmo feito em 2018.
Quando se leva em consideração a inflação, o crescimento dos valores desce um pouco e fica em 49,73%. A área de Estudos Técnicos da CNM explica que o primeiro decêndio sofre influência da arrecadação do mês anterior, uma vez que a base de cálculo para o repasse é dos dias, ou seja, 20 a 30 do mês anterior. Esse 1º decêndio, geralmente, sempre é o maior do mês e representa quase a metade do valor esperado para o mês inteiro.
Apesar de saber que o primeiro repasse do mês é maior, a própria CNM informa que o montante desta vez superou bastante as expectativas. Ainda segundo os estudos da Confederação, o valor total do FPM vem apresentando um crescimento positivo. O total repassado aos Municípios no período de janeiro até agora apresenta um crescimento de 9,25% em termos nominais – sem considerar os efeitos da inflação – em relação ao mesmo período de 2018.
Para conferir os valores de repasse que cada município deve receber, você pode conferir o estudo técnico da CNM, CLICANDO AQUI.
Por Lucas Malta / Da Redação

O VEREADOR GLEIYSON MARINHO VEREADOR DO POVO DE CASA.



Na última  sessão de agosto do corrente ano,  o  vereador Gleison Marinho, aparteando outro vereador disse em alto e bom som que também é vereador do povo. Mas pelo que pensa e afirmou, o povo pra ele são as  filhas, a mulher, os irmão e a mãe dele. A mulher que é secretária de administração e finanças da prefeitura de Barroquinha e recebe 5 mil por mês; a irmã  que tinha o prédio da Câmara alugado desde 2009 até o inicio deste ano e o irmão que é vigia contratado, nomeado em cargo de comissão. Pela fala ele não tá mentindo não, povo é só a família dele. No mínimo o que ele fez foi zombar dos Barroquinhenses, dos seus eleitores e de todos os munícipes e contribuintes que pagam seu salário e esperavam ser representado pelo dito vereador. Na cabeça dele, o  povo que deve ser representado é só as filhas, a mulher, a mãe e os irmãos.  Foi eleito e logo deixou o mandato pra assumir um  emprego na policlínica de Camocim porque ganhava mais e voltou em maio de 2019 porque não teve mais o contrato renovado . Enquanto ele continua sendo vereador e representando a família dele, os munícipes que pagam seu salário de vereador, inclusive os que se iludiram e o elegeram, agora não são mais lembrados. Mas no próximo ano tem eleição e o  representante da mulher e  das filhas vai a sua casa pedir voto, vai aos palanques mentir de novo pra enganar vocês.  Ouça o áudio e  principalmente você que votou nele se envergonhe da burrice que fez. No entanto fique esperto pra não cair mais uma vez no conto do vigário na próxima eleição.