sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Solidariedade define estratégias de fortalecimento da legenda no Ceará


Integrantes da Executiva Estadual do Solidariedade reuniram-se, na manhã desta sexta-feira (16), na sede do Partido, em Fortaleza, para debater e deliberar estratégias de fortalecimento da legenda, com vistas às Eleições 2016. Participaram do encontro, além do presidente Estadual, deputado federal Genecias Noronha, e do presidente do Diretório de Fortaleza, deputado estadual Fernando Hugo, o ex-deputado estadual Marcos Cals, a presidente do Secretariado do SD-Mulher cearense, Valéria Soares Cavalcante Colares, o presidente do diretório de Aquiraz, vereador Ney Pires, o suplente de deputado federal, Marcão, e demais membros.

Entre os assuntos em debate, a estruturação da sigla a começar pelo incremento no número de Diretórios Municipais (Região Metropolitana e Interior) – com pouco mais de um ano de criação, já são 65 no Estado -, e novas filiações – o Diretório de Fortaleza já conta com mais de mil filiados.

A perspectiva do lançamento de nomes expressivos para a disputa eleitoral do próximo ano, também foi colocada em pauta. De acordo com o Deputado Fernando Hugo, o SD-Fortaleza, por exemplo, “dispõe de excelentes quadros, com história e experiência em serviços prestados aos fortalezenses”.

Inserções 
Na oportunidade, o Deputado Genecias Noronha também adiantou que, as inserções partidárias (Rádio e TV), cuja programação determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) está prevista para os meses de maio e outubro próximos, terão a representatividade dos diversos grupos da legenda (trabalhadores, mulheres, juventude, negros).

* Com informações do Diretório Estadual do Ceará

Repasses do FUNDEB de Barroquinha em 2014 ultrapassam os 10 milhões de reais.



Os repasses do Fundeb feitos para o município de Barroquinha somaram no ano de 2014 o montante de R$ 10.172.147,90 (Dez milhões, cento e setenta e dois mil, cento e quarenta e sete reais e noventa centavos). Isso mostra que os valores repassados consolidados até dezembro superaram o previsto em mais de 6%.
Todo exercício, existe dificuldades de apurar os valores repassados em tempo real, quando as informações por parte da Secretaria de Educação e o setor contábil não são repassadas quando solicitados, fazendo com que fique sempre a espera até o final do ano para saber se sobrou ou não alguma coisa dos 60% para pagamento de professores.

É bom lembrar que deste valor, 60% obrigatoriamente deve ser destinado para pagamento de pessoal (Folha e obrigações sociais) e os 40% para pagamento de despesas com desenvolvimento do ensino. 

CEARÁ: 90% DOS MUNICÍPIOS TERÃO AUMENTO NO REPASSE DO FUNDEB

Análise realizada pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), através da subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), prevê que 90% dos municípios terão aumento de repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A conclusão da análise mostra ainda que, no ano passado, onde já havia previsão de aumento, os valores repassados consolidados até dezembro superaram em 100% das cidades o crescimento previsto, a maioria em mais de 6%. “O histórico mostra que a previsão sempre é inferior ao de fato investido, o que comprova que os valores têm sido sempre mais otimistas”, avalia a técnica do Dieese, Rosilene Cruz.