sexta-feira, 14 de junho de 2013

EMPRESA "FANTASMA" INVESTIGADA PELA PROCAP FOI CONTRATADA PELA PREFEITURA DE BARROQUINHA.


Fraude em licitações envolvendo 23 prefeituras cearenses e a empresa Dimetal Construções e Serviços LTDA teriam desviado cerca de R$ 10 milhões dos cofres públicos, entre 2007 e 2011, para as contas pessoais de prefeitos, secretários municipais, empresários, engenheiros e advogados, segundo o Ministério Público do Estado (MPE). Sete empresas estão sendo investigadas. A Dimetal não possuía funcionários nem máquinas, sendo usada como fachada para o desvio do dinheiro. De acordo com o promotor Luiz Alcântara, da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap). “A Dimetal não recebia um centavo daquilo que foi supostamente pago por serviços, e as obras eventualmente realizadas foram realizadas não pela empresa, mas pelos próprios gestores”, explicou Alcântara. Para detalhar a Operação “Vil Metal”, deflagrada no último dia 28 de Maio, em parceria com a Polícia Civil, no município de São Gonçalo do Amarante. Segundo Alcântara, a Dimetal operou usando um esquema fraudulento já verificado no estado do Maranhão, que consiste na simulação de perda de documentos de identificação e o posterior uso desses documentos na criação de empresas de fachada, conforme explicou o promotor.

“Alguém se dirige a qualquer delegacia no Ceará e registra B.O. dizendo que perdeu a documentação pessoal. Essa documentação supostamente perdida aparece posteriormente servindo para criar uma empresa. Essa empresa passa a operar com diversos operadores, por meio de procurações. Foi o caso da Dimetal”. Em depoimento prestado à promotoria de Pacajus, dois serventes de pedreiro, apontados como sócios da Dimetal, disseram que jamais abriram empresa nem assinaram qualquer licitação em nenhum dos 23 municípios investigados. “Só esse fato já justificaria por parte do MP uma atenção especial”, disse Alcântara. Os inquéritos não estão concluídos. Mas segundo o promotor Eloilson Landim, do MP-CE, as irregularidades investigadas nas 23 prefeituras podem ter causado um rombo de até R$ 30 milhões. Ele afirma que 1.215 licitações podem ter sido fraudadas.

Entre as 23 prefeituras que desviaram dinheiro através da DIMETAL, está a Prefeitura de Barroquinha. A Dimetal, empresa apontada como sendo "fantasma" pelo Ministério Público, foi contratada na Administração do Ex-Prefeito Ademar Pinto Veras através da Secretaria da Infra-estrutura que tinha a frente a Secretário Francisco Pinto Veras, tio do ex-prefeito. Em Fevereiro de 2010, a prefeitura de Barroquinha, através da Licitação 05.10.02.10.1 contratou a empresa Dimetal Construções e Serviços LTDA para executar serviços de raspagem de Estradas com máquina Motoniveladora. Lembrando que segundo apurou o MP a empresa não tinha nem funcionários e nem máquinas. MAIS UMA DA ADMINISTRAÇÃO DO SENHOR ADEMAR PINTO VERAS.