segunda-feira, 7 de maio de 2012

Prazo para regularizar título eleitoral termina nesta quarta, 9 de maio

Elza Fira/ABrElza Fira/ABrOs eleitores podem se inscrever no cadastro eleitoral, mudar domicílio e regularizar o título até esta quarta-feira, 9 de maio. Quem não votou ou justificou nas últimas três eleições – lembrando que cada turno conta como uma -, precisa regularizar sua situação para não ter o título cancelado. O cancelamento, se ocorrer, impedirá o faltoso de obter passaporte e renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficiais. Caso seja funcionário público, fica sem receber salário até a regularização da situação.
Também é possível, até a quarta-feira, pedir a transferência de domicílio eleitoral ou mudança de zona eleitoral dentro da mesma cidade. Eleitores com deficiência ou dificuldades de mobilidade podem pedir a transferência para a zona eleitoral especial.

Segundo a legislação, pode se inscrever no cadastro e receber o título pela primeira vez quem já completou 16 anos, ou completa até o fim do ano. É preciso levar carteira de identidade, certificado de quitação com o serviço militar - para homens com mais de 18 anos - e comprovante de residência.