quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Fifa divulga tabela oficial da Copa; Seleção Brasileira e outro jogos em Fortaleza

Após 57 versões, a tabela da Copa do Mundo de 2014 foi oficialmente divulgada no início da tarde desta quinta-feira pela Fifa, em evento na Suíça, e o estádio do Corinthians, em Itaquera, vai mesmo receber não só a abertura (em 12 de junho), às 17 horas, como outros cinco jogos –um a menos que Brasília e Maracanã, no Rio, que abrigará a decisão (em 13 de julho), às 16 horas, repetindo o que houve no primeiro Mundial no país, em 1950. Naquela ocasião, a seleção perdeu para o Uruguai.
“Nada melhor do que começar em São Paulo, onde começou o futebol no Brasil”, disse o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.
Na primeira fase, o time de Mano Menezes atuará em São Paulo, Fortaleza (17 de junho) e Brasília (23 de junho). Se o Brasil for primeiro do seu grupo, jogará as oitavas em Belo Horizonte, no dia 28 de junho. Se for segundo, no dia 29, em Fortaleza. Nas quartas, sendo o líder do grupo, voltará a Fortaleza (4 de julho). Se passar como segundo do grupo, 5 de julho, em Salvador. Na semi, na opção A, jogará em Belo Horizonte (8 de julho). Na opção B, em São Paulo. A disputa do terceiro lugar acontecerá em Brasília. Diferentemente do que ocorreu na África do Sul-2010, o dia da abertura terá uma partida única.
Após a largada, serão quatro horários de jogos por dia na etapa de classificação: 13h 16h 19h e 22h. Cada cidade terá ao menos quatro confrontos. Os locais das outras partidas já foram marcados, mas não há os times conhecidos porque isso depende da fase de classificação, já que nenhuma vaga foi definida.
COPA DAS CONFEDERAÇÕES
A Fifa também publicou quais das 12 sedes estarão na Copa das Confederações de 15 a 30 de junho de 2013, evento considerado teste para o Mundial: Rio, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza.
Ainda há a possibilidade da dupla nordestina Salvador e Recife entrar na lista, caso suas arenas fiquem prontas até lá.
“O objetivo é estender a seis cidades”, disse o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.
A abertura será em Brasília e a final no Rio, com as semifinais em Belo Horizonte e Fortaleza.
CLIMA
O esforço foi para conciliar pontos como clima, distâncias, infraestrutura, política e dinheiro.
Para se marcar os jogos, levou-se em conta principalmente as temperaturas no meio do ano. Locais quentes como Cuiabá e Manaus terão partidas mais tarde, e os mais frios, mais cedo, como Curitiba e Porto Alegre.
E ainda se evitaram grandes viagens de uma seleção. Não haverá um time, por exemplo, que atue em Manaus em uma partida e em seguida em Porto Alegre.