quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

PREFEITURA APRESENTA NOVO ÔNIBUS PARA OS UNIVERSITÁRIOS DE CAMOCIM


A Prefeitura Municipal de Camocim junto com a Secretaria da Educação apresentou nesta quinta-feira (11) o novo ônibus alugado para fazer o transporte dos alunos universitários que cursam o ensino superior nas instituições de ensino na região.
Os estudantes ficaram muito satisfeitos com a iniciativa que permitirá uma viagem com mais conforto e segurança. O novo ônibus possui ar condicionado, bancos confortáveis e comporta 46 passageiros. “A gente quer agradecer a Prefeitura Municipal de Camocim por disponibilizar um novo ônibus, pois diariamente estamos indo até Sobral para estudar e esse novo ônibus vem atender nossas necessidades, porque antes só havia um e agora teremos dois a nossa disposição”, comentou a estudante Jurilene Araújo.
Segundo a Secretária de Educação, Elizabete Magalhães, esse novo ônibus irá melhorar o deslocamento para os estudantes. “Eu já tinha conversado com a Prefeita sobre o transporte universitário, então resolvemos alugar esse para suprir as necessidades dos nossos alunos”.
A Prefeita Monica Aguiar desejou um bom retorno aos estudantes e destacou que a sua gestão vem buscando soluções para qualificar ainda mais a Educação do município e manter todos os estudantes satisfeitos “A Prefeitura de Camocim está propiciando para os universitários de Sobral não mais apenas um ônibus e sim dois ônibus com a condição cada vez melhor para fazer esse trajeto com qualidade e segurança para vocês”, destacou a prefeita.

Zezinho Albuquerque monta chapas no interior do Estado para o grupo de Cid Gomes



O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros) está encarregado de montar, ao lado do ex-governador Cid Gomes (PDT), o mapa político para as eleições de 2016 nos inteiror do Estado.
O parlamentar tentará articular o máximo de apoio possível para os candidatos do grupo político de Cid. Zezinho deve, inclusive, negociar alianças entre grupos adversário em torno de nomes que agradem a ambos os lados.

Aprovados em concurso de juiz escolhem nesta sexta comarcas onde irão atuar


SENTENÇA JUIZ

Os 76 aprovados no concurso para juiz substituto do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) escolhem, nesta sexta-feira (12/02), as comarcas de Entrância Inicial onde assumirão as funções. O ato ocorrerá a partir das 10h, durante sessão pública no auditório Dom Aloísio Lorscheider, localizado no subsolo do Palácio da Justiça, no Cambeba.
A ordem de classificação final do candidato no concurso definirá a sequência de escolha da comarca. Aqueles impossibilitados de comparecer poderão apresentar procuração. Já os ausentes renunciarão automaticamente à possibilidade de escolha da comarca para provimento inicial.
Todos assumirão as funções em comarcas do Interior, no cargo de juiz substituto. A medida integra uma série de ações da atual administração do Tribunal para aproximar o Judiciário da população e ampliar ainda mais a atuação da Justiça estadual. Todas as informações constam no Edital de Convocação nº 3/2016, publicado Diário da Justiça do dia 14 de janeiro.
POSSE
A posse está prevista para o dia 25 de fevereiro, durante sessão do Pleno do TJCE. No próximo dia 23, às 14h, no referido auditório, a chefe da Corte, desembargadora Iracema Vale, dará as boas-vindas aos novos magistrados.
Em seguida, haverá palestra sobre a importância da Justiça para o sistema democrático brasileiro. O palestrante será o doutor em Ciências Sociais e professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), Gustavo Raposo Pereira Feitosa. Os debatedores serão o desembargador Heráclito Vieira e o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Marcelo Roseno.
VITALICIEDADE
Os novos juízes farão Curso de Formação Inicial de Juízes Substitutos, que será promovido pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). A capacitação decorre da necessidade de qualificar os magistrados para o melhor desempenho das funções judicante e administrativa.
Além disso, constitui-se etapa obrigatória do processo de vitaliciamento, nos termos do artigo 93, IV da Constituição Federal, do artigo 157, do Código de Divisão e Organização Judiciária do Estado (Lei Estadual nº 12.342/94), bem como dos atos normativos editados pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
COMARCAS
Aiuaba
Alto Santo
Amontada
Antonina do Norte
Ararendá
Araripe
Aratuba
Assaré
Baixio
Barro
Barroquinha
Bela Cruz
Campos Sales
Caririaçu
Cariús
Carnaubal
Catarina
Chaval
Croatá
Cruz
Farias Brito
Forquilha
Frecheirinha
Graça
Groaíras
Guaraciaba do Norte
Hidrolândia
Ibiapina
Ibicuitinga
Icapuí
Ipaporanga
Ipaumirim
Ipueiras
Iracema
Irauçuba
Itapiúna
Itarema
Itatira
Jaguaretama
Jaguaribe

MPCE: Sem trégua no transporte escolar



O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) está decidido a resolver o problema do transporte escolar nos municípios do Ceará. Recentemente o órgão anunciou a elaboração de material de apoio às Promotorias de Justiça para fiscalização do transporte. 
O MP quer intensificar a fiscalização para garantir maior qualidade e segurança aos estudantes. Além dos promotores, devem receber o material as Prefeituras; Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e de Educação; Conselhos do FUNDEB; Departamentos de trânsito, entre outros. 
Aos prefeitos foi enviado, ainda, modelos de TAC, a ser firmado com o município, e petição para proposição de Ação Civil Pública. Devidamente advertidos, agora os gestores infratores não terão desculpas, nem tempo extra, para corrigir possíveis irregularidades.

A charge do dia!