segunda-feira, 21 de março de 2016

Lula chega a Brasília para começar articulação informal


lula constituicao

Disposto a desempenhar um papel de articulador informal do governo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou no fim da tarde desta segunda-feira, 21, em Brasília para iniciar seus trabalhos “extraoficiais”. Enquanto o imbróglio jurídico sobre a sua nomeação para a Casa Civil não se resolve, o ex-presidente pretende “salvar” o governo Dilma Rousseff com conversas e trabalho de convencimento, principalmente, com o PMDB.
À noite, o ex-presidente deve jantar com Dilma e seus ministros mais próximos no Palácio da Alvorada. Antes disso, o ex-presidente receberá parlamentares em um hotel que costuma ficar hospedado próximo à residência oficial de Dilma.
Segundo fontes, Lula articula um café da manhã com o vice-presidente Michel Temer, nesta terça-feira, 22. Temer ainda está em São Paulo e, segundo a sua assessoria, deve retornar na terça, o que na prática poderia inviabilizar o encontro.
O objetivo do ex-presidente é tentar conter a debandada do PMDB e, para isso, o governo sabe que é preciso buscar a reaproximação com Temer, que foi recentemente reconduzido à presidência do partido.
Há duas semanas, quando ainda não tinha aceitado o cargo no governo, Lula já tinha iniciado sua ofensiva para tentar conter o desembarque do PMDB e em café da manhã com senadores, na casa do presidente do Senado Renan Calheiro (PMDB-AL), o petista prometeu se envolver mais nas conversas políticas com parlamentares e com integrantes do Executivo a fim de superar as crises política e econômica.