quarta-feira, 24 de maio de 2017

Com 18 cidades, Sobral e municípios vizinhos formam 3ª Região Metropolitana do Ceará


IBGE reconhece a Região Metropolitana de Sobral (Foto: Wellington Macedo/Agência Diário)

Sobral e outras 17 cidades foram reconhecidas como a terceira Região Metropolitana no Ceará, além das regiões de Fortaleza e do Cariri. A criação da região foi divulgada nesta quarta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além de Sobral, compõem a nova Região Metropolitana as cidades Massapê, Senador Sá, Uruoca, Santana do Acaraú, Forquilha, Coreaú, Moraújo, Groaíras, Reriutaba, Varjota, Cariré, Pacujá, Graça, Frecheirinha, Miraíma, Meruoca e Alcântaras.
A lei estadual que estabeleceu a Região Metropolitana de Sobral é de 2016 e foi reconhecida pelo IBGE nesta semana, data de divulgação da atualização semestral as regiões pelo órgão.
Conforme o IBGE, as regiões metropolitanas e aglomerações urbanas são recortes instituídos por lei, de acordo com determinação da Constituição Federal. O objetivo das regiões é facilitar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

Atualmente, existem 69 regiões metropolitanas no país, sendo que o estado com maior número é a Paraíba (12), seguida por Santa Catarina (9) e Alagoas (8). A revisão atual do IBGE mostra a criação da RM de Ribeirão Preto (SP), com 34 municípios, instituída pela Lei Complementar nº 1.290, de 06 de julho de 2016.

BARROQUINHA-CE: BRUNO COMETE SUICÍDIO APÓS SEPARAR DE SUA ESPOSA


A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

Mais um caso de suicídio foi registrado pela polícia durante a noite de terça-feira, 23, na cidade de Barroquinha, o 3º caso só neste ano, um número considerado grande para o município. A vítima foi identificada como Bruno Pereira Alves, 32 anos, natural de Juazeiro do Norte e residente no bairro Campo do Edmário, em Barroquinha.
                           
O sinistro

O blog Camocim Polícia 24h colheu informações junto aos policiais que atenderam a ocorrência e descobriu que a motivação do sinistro teria sido uma separação da esposa ocorrida há poucos dias. Familiares disseram que o homem estaria ingerindo bebida alcoólica desde cedo e teria dito que sua vida tinha perdido a graça e por isso mesmo iria pôr um final a seu sofrimento. Instantes depois, por volta das 19h00, quando seus familiares chegaram à sua residência se depararam com a cena macabra, lá estava a vítima enforcada em uma corda amarrada a um caibro do teto da casa. O desespero se instalou nos seus familiares e uma gritaria e choradeira tomou conta do ambiente.
Momentos depois a polícia foi acionada e uma equipe chegou para isolar o local. A Perícia Forense compareceu e conduziu o corpo da vítima para o IML de Sobral

Números assustadores

Ainda não estamos na metade do ano e infelizmente já contabilizamos nove casos de suicídios em nossa região: 3 em Barroquinha, 3 em Camocim, 2 em Granja, e 1 em Martinópole.

Atenderam a ocorrência: Sgt Torres, Sgt Lopes e Sd Targino

Camocim Polícia 24h

Camilo anuncia concurso para agente penitenciário

O governador Camilo Santana já mandou para a Assembleia Legislativa uma mensagem que autoriza a realização de concurso público para agentes penitenciários. Serão ofertadas mil vagas.

O anúncio foi dado por ele durante bate-papo ao vivo, nessa terça-feira, com internautas, em sua página no Facebook.


“A expectativa é de que a Assembleia aprove a mensagem o mais rápido possível, para que a Secretaria da Justiça possa lançar o edital ainda neste semestre”, disse Camilo Santana.

Vice-presidente do TRE/CE engrossa pressão em Brasília contra a extinção de zonas eleitorais



A vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Naílde Pinheiro Nogueira, encontra-se em Brasília. Representando o presidente do TRE, desembargador Abelardo Benevides, participará de reunião convocada pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB).

A entidade convocou todos os presidentes de TREs para discutir alternativas contra portaria baixada recentemente pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, que extingue várias zonas eleitorais no País sob a justificativa de redução de gastos.

Segundo a desembargadora Naílde Pinheiro, a medida atinge no Ceará cerca de 20 zonas eleitorais, o que seria prejuízos para os eleitores e servidores da área. “O eleitor ficaria longe de sua zona e teria que se deslocar para outro município”, diz ela, enquanto viria sobrecarga de trabalho para o corpo funcional.

Naílde Pinheiro considera uma temeridade a adoção da medida um ano antes das eleições para presidente, governador, deputado federal e deputado estadual.



Camilo prepara saída do PT e filiação ao PSB para reeleição independente de FGs



O governador Camilo Santana deu um drible de classe e tomou hoje o PSB do Ceará que seria entregue ao deputado Zé Airton Cirilo. Com o compromisso de trocar o PT pelo legenda socialista, por onde pretende disputar à reeleição, Camilo assumiu o comando do partido e já na largada filiou dois deputados federais: Odorico Monteiro e Macedão.

Odorico Monteiro será o presidente regional do PSB, cargo vago com a expulsão do deputado Federal Danilo Forte, que irá se filiar ao PSC. Odorico muda pela segunda vez de sigla, e agora sustenta que não ficará mais trocando de galho em galho, diante da falta de uma ideologia.

Com o controle do PSB, Camilo está livre das amarras impostas pelos irmãos Ciro e Cid Gomes como também das imposições do PT, via deputado Federal José Guimarães. No PSB, Camilo pode seguir seu próprio destino político em 2018.

Fonte: cearanews7