terça-feira, 4 de novembro de 2014

Fortaleza e mais 10 municípios reabrirão cadastro eleitoral com biometria



A partir da próxima segunda-feira (10/11), os eleitores de Fortaleza que comparecerem à Central de Atendimento do Fórum Eleitoral Péricles Ribeiro, na Praia de Iracema, já poderão fazer o recadastramento biométrico a ser implantado na capital em caráter ordinário.

O mesmo procedimento será adotado em mais dez municípios do Ceará, a partir da próxima semana, quando da reabertura do cadastro eleitoral, nessas respectivas zonas eleitorais, obedecendo o seguinte calendário:

- 10/11: Fortaleza e Maracanaú
- 12/11: Limoeiro do Norte, Iguatu, Quixelô, Milagres, Abaiara, Ibiapina e Camocim
- 14/11: Crato e Ubajara

Na maioria das zonas eleitorais do Estado, o cadastro eleitoral foi reaberto na segunda-feira, 3 de novembro.

Recadastramento biométrico
Na capital e nos demais municípios que reabrirão o cadastro eleitoral com biometria, o procedimento para coleta de dados dos eleitores ocorrerá de maneira gradual. O TRE adotará o recadastramento ordinário, não sendo obrigatório o comparecimento imediato dos eleitores.

Na Central de Atendimento ao Eleitor de Fortaleza (CEATE), as instalações físicas foram adaptadas para funcionar a partir de segunda-feira, 10/11. Computadores e kits biométricos já estão colocados nos guichês de atendimento, onde vão trabalhar servidores, auxiliados por estagiários, totalizando 110 pessoas.

Nesta terça-feira, 4/11, os servidores das zonas eleitorais do interior que farão o recadastramento biométrico estiveram reunidos na Central de Atendimento de Fortaleza para um treinamento promovido pela Corregedoria Regional Eleitoral e a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE.

Na quarta e quinta-feira, 5 e 6/11, o mesmo treinamento será dado aos servidores das 13 zonas eleitorais da capital.

A capacitação abrange teoria e prática. Na primeira parte, são repassados, pela Corregedoria, resoluções e provimentos que disciplinam a matéria. A prática, comandada pela Seção de Produção do TRE, mostra atendimento com coleta dos dados (foto, impressões digitais e assinatura).

* Com informações do TRE/CE