quinta-feira, 28 de maio de 2015

Câmara aprova fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos



A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (27), em primeiro turno, a PEC que acaba coma reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos. Foram 452 votos a favor e 19 contra, além de 1 abstenção.

A medida tem que ser aprovada ainda em segundo turno e, após isso, segue para o Senado, onde também precisa do apoio mínimo de 60% dos parlamentares.

Se entrar em vigor, a medida valerá para os prefeitos eleitos em 2016 e para o presidente e governadores eleitos em 2018. Ou seja, quem se elegeu em 2012 e 2014 e não está cumprindo o segundo mandato consecutivo ainda pode tentar a reeleição em 2016 ou 2018.

Governo Itinerante inicia atividades com programação em Crateús e Camocim



A estrutura do Governo do Estado vai se aproximar ainda mais da população cearense. Os municípios de Crateús e Camocim receberão toda administração estadual, nos próximos dias, na primeira edição do Governo Itinerante da gestão do governador Camilo Santana.

Crateús recebe o governador, o secretariado e técnicos das diversas pastas do Estado, na sexta-feira (29). No dia seguinte é a vez de Camocim e região recepcionarem a comitiva. Na pauta, assinatura de protocolos, prestação de serviços em todas as áreas e a participação efetiva da população, levando os questionamentos diretamente ao governador e aos gestores das secretarias, com o imediato encaminhamento de demandas.
 
Tudo no sentido de aproximar a administração do cidadão. “O Governo Itinerante é o governo perto das pessoas, que dialoga, escuta e atende com qualidade a população”, destaca o governador Camilo Santana.
 
Essa aproximação terá como epicentro a “Tenda da Cidadania”, já montada e funcionando dois dias antes da chegada do governador e secretariado nas cidades (veja Serviço). A programação do espaço vai das 9h às 17h com prestação de serviço e, durante a noite, com a exibição de filmes na transformação da tenda em um grande cinema para a população. Já a solenidade, com a presença do governador e secretariado, será realizada de 9h às 13h, no Ginásio Raimundo Deromir Melo, em Crateús; e no Centro de Educação para Jovens e Adultos de Camocim.

Serviços prestados
Entre as dezenas de serviços prestados pelo Governo Itinerante estão consultas médicas, vacinações, ações de prevenção à dengue, orientação sobre alimentação saudável, educação ambiental, emissão de documentos, assinatura de convênio do projeto Primeiro Passo, e atuação de unidade móvel da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas e da Ouvidoria do Estado.

O Governo Itinerante terá edições a cada 15 dias, sempre em duas cidades de regiões distintas do Estado.
 
Serviço
Governo Itinerante em Cratéus (29/5)
Tenda da Cidadania – Prestação de serviços das 9h às 17 e cinema 19h. Local: Igreja Matriz de Cratéus (Rua Firmino Rosa, s/n, Centro)
Solenidade –  Ginásio Raimundo Deromir Melo (Rua Barão do Rio Branco, s/n, Centro)

Governo Itinerante em Camocim (30/5)
Tenda da Cidadania – Prestação de serviços das 9h às 17 e cinema 19h. Local: Praça do Odus (Centro)
Solenidade –  Centro de Educação para Jovens e Adultos (Rua Santos Dumont, s/n)

* Com informações do Governo do Estado