quinta-feira, 25 de maio de 2017

Eunício Oliveira é cotado para vice de tucano em caso de eleições indiretas No PSDB, nome mais forte para suceder Michel Temer é Tasso Jereissati. Nesse caso, chapa teria dois nomes cearenses


O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), está sendo cotado para assumir a vice-presidência da República em caso de realização de eleição indireta para suceder o presidente Michel Temer (PMDB).

A chapa seria encabeçada por algum nome do PSDB, partido fiador das reformas propostas pelo governo Temer. Entre os tucanos, o nome mais forte atualmente é o do também cearense senador Tasso Jereissati, presidente nacional do partido. 



Com informações do Estadão

Para racionalizar gastos, TSE aprova alterações na criação e instalação de zonas eleitorais.



Para se adaptar à nova realidade nacional, com ajuste, principalmente, financeiro a Justiça Eleitoral deverá passar mudanças administrativas. Para isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou alterações na resolução que trata da criação e instalação de zonas eleitorais, com o objetivo de racionalizar a Justiça Eleitoral.

De acordo com o TSE, das 3.033 zonas eleitorais existentes, cerca de 500 poderão ser transformadas em centrais de atendimento aos eleitores e apoio logístico às eleições. Para o tribunal, as alterações a serem feitas não irão prejudicar o atendimento ao eleitor e não irão alterar os locais de votação, tendo em vista que há a previsão legal de que as localidades, cujas zonas eleitorais forem extintas, passem a receber centrais de atendimento para a continuidade dos trabalhos, sem qualquer prejuízo aos eleitores.

Segundo o TSE, essa transformação deve gerar uma economia anual de aproximadamente R$ 74 milhões aos cofres públicos. Os ministros da Corte consideram o rezoneamento fundamental para aprimorar o trabalho e reduzir despesas com as zonas eleitorais em tempos de crise econômica. Além de racionalizar gastos, outro objetivo do rezoneamento é facilitar a vida dos eleitores no contato com a Justiça Eleitoral.

Economia
Além disso, futuramente, parte do montante a ser economizado poderá ser utilizada para criação de novas zonas eleitorais em locais de extrema necessidade e em reestruturações e melhorias dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), garantindo a modernização administrativa, o aperfeiçoamento contínuo dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral e o atendimento a demanda crescente.

O intuito da medida, portanto, é racionalizar os recursos das zonas, com foco na qualidade do atendimento ao eleitor brasileiro. Assim, após minucioso exame no mapa das zonas eleitorais do país, o TSE definiu que o rezoneamento eleitoral deveria começar pelas capitais dos Estados, e que cada zona eleitoral terá no mínimo 100 mil e no máximo 200 mil eleitores.


Agência CNM, com informações do TSE


Genecias Noronha anuncia acordo que garante o senador Tasso presidente do Brasil


Resultado de imagem para senador tasso jereissati

“O senador cearense Tasso Jereissati (PSDB) será eleito presidente da República no dia 7 de junho, em eleição indireta, pelo Congresso Nacional, após a cassação da chapa Dilma-Temer, pelo Superior Tribunal Eleitoral, no dia anterior. Esta foi a saída negociada e definida pelas lideranças nacionais e o Poder Judiciário, para tentar aplacar a crise política que desmonta o governo Temer, tumultua e, ao mesmo tempo, paralisa o Brasil”, disse o deputado Genecias Noronha.

Acordão

“A ideia é que Tasso fique na Presidência até o dia 1º de janeiro de 2019, proceda com mais tranquilidade e equilíbrio as reformas trabalhista, previdenciária e política em curso, e seja sucedido pelo candidato eleito em pleito direto, no dia 3 de outubro de 2018, conforme o calendário eleitoral. Para que isso aconteça, o Congresso deverá aprovar uma mudança na Constituição, que já faz parte do acordão selado.


“Tasso é um dos poucos políticos com experiência, maturidade e projeção nacional não atingidos pela Operação Lava Jato”, disse o deputado Genecias Noronha.

Sérgio Aguiar informa homologação do Pinto Martins



O deputado Sérgio Aguiar (PDT) anunciou, ontem, durante sessão no plenário da Assembleia Legislativa, que vai ser realizada a homologação do certame de concessão do Aeroporto Internacional Pinto Martins à empresa alemã Fraport AG Frankfurt Airport Services, na próxima terça-feira (30).
De acordo com o parlamentar, após a homologação, vai ser dado início ao processo de transição na administração do equipamento, e a partir do dia 28 de julho, o aeroporto vai estar sob o controle da Fraport. “A partir desta data, a Fraport já pode iniciar o melhoramento tanto na ampliação do terminal quanto em suas condições de infraestrutura básica”, salientou Sérgio Aguiar.
Na avaliação do deputado, a notícia “é ótima” para o Ceará. “Estaremos na alta estação e teremos um impacto positivo com esta nova administração, dotando o terminal com uma expertise maior de uma empresa de porte internacional e que opera grandes aeroportos do mundo”, comemorou o parlamentar.

Escolha
Sérgio Aguiar aproveitou o espaço para destacar, ainda, o projeto de lei, de autoria dele, que tramita na Casa e assegura ao consumidor o direito de livre escolha da oficina em casos de cobertura dos danos em veículos por seguradora.
Para o parlamentar, a proposta busca preservar o consumidor que, se tiver a necessidade de ter o veículo reparado, possa escolher livremente a oficina de confiança para reparar o veículo e cobrir os danos. “Identificamos a necessidade de dar uma maior proteção ao segurado e aos terceiros envolvidos em sinistros, garantindo por meio de lei que eles possam escolher a oficina para realizar os reparos nos veículos e não corram o risco de serem vitimizados pela seguradora”, explicou Sérgio Aguiar.


ATUAIS PREFEITOS E VEREADORES PODERÃO TER MANDATOS DE DOIS ANOS

Resultado de imagem para reforma politica
Os prefeitos e vereadores eleitos em 2016 são contra a proposta de antecipar as eleições municipais para 2018. Se a proposta for aprovada, os mandatos deles só valerão dois anos. A ideia seria firmar um calendário de eleições gerais. No entanto, deputados e senadores que votarem a favor deverão perder apoios importantes nos municípios. O texto, já em tramitação no Senado Federal, gera polêmica.