segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Zezinho tenta terceiro mandato na AL e Aguiar não abre mão da disputa


Resultado de imagem para sergio aguiar

Já está caminhando a todo vapor a disputa pelo segundo cargo mais importante na hierarquia política do Ceará: a presidência da Assembleia Legislativa. A corrida está acirrada. De um lado, o atual presidente, deputado Zezinho Albuquerque, tenta reeleição. Mas, enfrentará o companheiro de PDT e atual primeiro secretário da Mesa Diretora, deputado Sérgio Aguiar, que já avisou que não abrirá mão de pleitear o cargo. Os dois não escondem que se movimentam em torno da disputa. A eleição para os novos dirigentes da AL está prevista para o dia 1º de dezembro.
Em entrevista ao jornal O Estado, Sérgio Aguiar afirmou que, antes de anunciar sua candidatura, conversou com o governador Camilo Santana e lideranças do PDT, como o ex-governador Cid Gomes. O deputado tem apontado para os colegas que tem vários mandatos na Casa e, em outras oportunidades, em nome do consenso, desistiu de disputar o cargo. Agora, no entanto, não está mais disposto a abrir mão da disputa. Ele, inclusive, revelou ter notado que o terceiro mandato não tem sido “visto com bons olhos”pelos demais parlamentares, apesar do respeito que nutrem por Zezinho. O terceiro mandato é algo inédito na política cearense. Sérgio defendeu a “oxigenação” dos Poderes e disse já ter apoio de alguns parlamentares. Ele, entretanto, disse que vem trabalhando para evitar o confronto.
Questionado se já conversou com o correligionário Zezinho Albuquerque, disse que “rapidamente” mas, sem qualquer tentativa de persuadi-lo a retirar sua postulação. Sérgio Aguiar negou acordos anteriores.
Pela tradição, o presidente da Casa costuma sair da bancada com maior número de parlamentares, ou mesmo aquele que ocupa a primeira secretária da Mesa Diretora. Em tese, ambos levam vantagem. Na prática, o governador do Estado costuma ser o principal fator de definição do nome que vai ocupar a presidência do Legislativo – que é elemento chave da governabilidade do Estado. Por enquanto, o governador observa a disputa, sem sinalizar preferência por qualquer dos concorrentes.
Deputados ouvidos, entretanto, ainda acreditam no “consenso”. “Toda disputa é salutar. Em toda eleição, isso acontece. É natural. No final, há consenso”, disse o deputado João Jaime (DEM), que atualmente ocupa da terceira secretaria na Mesa Diretora.

História
João Jaime lembrou que a última vez que houve disputa pela presidência da Casa foi em 1985, apresentaram-se à disputa dois candidatos: Murilo Aguiar (avô de Sérgio Aguiar) e Castelo de Castro. À época, a votação decorreu em clima dos mais tumultuados na história do Legislativo Cearense. Com o resultado desfavorável, Murilo Aguiar acabou falecendo, acometido de infarto do miocárdio.

Outros cargos
Correndo por fora, outros deputados tentam assegurar uma lugar na Mesa Diretora. Nos bastidores, o nome do deputado José Sarto é apontado para primeiro secretário, cargo hoje ocupado por Sérgio Aguiar. Ele, por sua vez, não confirma a articulação. Mas, comentou sobre a disputa entre os correligionários. Segundo ele, os deputados do PDT assinaram um documento de apoio a reeleição de Zezinho, tendo em vista acordos anteriores.

Ely Aguiar, por outro lado, disse que seu partido, antes de tudo, observará a montagem das chapas. Isso, segundo ele, porque alguns deputados que já estão na Mesa precisam sair e dar oportunidades para outras participarem. Sobre a disputa pela presidência, disparou: “eu gosto da administração do Zezinho, que é um regimentalista, mas acho que Sérgio Aguiar tem total capacidade para assumir a presidência da entidade e porque ele já abdicou várias vezes em mesas passadas”.
“Blocão”
Quem também se articula para pleitear uma vaga na nova Mesa Diretora é a bancada de oposição. Segundo revelou o deputado Capitão Wagner (PR), nos bastidores, parlamentares estão conversando para criar um bloco. A ideia pleitear espaços, seja na Mesa Diretora ou nas comissões temáticas. “Tentamos nos fortalecer”, frisou ele, acrescentando que seria o líder do grupo. Mas, segundo ele, a formação ainda está sendo articulada.

Cadastro Eleitoral no TRE/CE será reaberto hoje com biometria

Por enquanto, o cadastramento será ordinário – não obrigatório. Mas o eleitor que comparecer aos cartórios eleitorais para fazer o título já será submetido à identificação biométrica.

A meta do TRE-CE é recadastrar cerca de 75% do eleitorado do Estado do Cear
O TRE do Ceará reabrirá o Cadastro Eleitoral nesta segunda-feira, 21/11 com a disponibilização de kits biométricos em praticamente todos os municípios do estado. Por enquanto, o cadastramento será ordinário – não obrigatório. Mas o eleitor que comparecer aos cartórios eleitorais para fazer o título já será submetido à identificação biométrica. 
Na capital, a Central de Atendimento ao Eleitor, na Praia de Iracema, funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. No interior, os cartórios eleitorais atenderão das 8h às 14 horas.
Dos 184 municípios cearenses, apenas Beberibe, Quixeramobim, Pereiro, Massapê e Senador Sá não farão, no momento, a identificação biomértica dos eleitores, por conta da falta de espaço físico para a instalação dos kits nesses cartórios. O TRE-CE, no entanto, já está tomando providências no sentido de viabilizar, em breve, o recadastramento dos eleitores desses municípios. 
Agendamento
Para facilitar ainda mais o processo de cadastramento biométrico do eleitorado, o TRE-CE adotou o Sistema de Agendamento, na capital e em vários municípios, através do qual os eleitores podem escolher a data e o horário em que desejam ser atendidos. Os eleitores devem agendar seu atendimento no Disque Eleitor(148), que funciona de segunda a sexta-feira, de 7 às 19 horas, ou aqui  na página do TRE-CE, garantindo assim conforto e rapidez na hora de fazer o título. Através dos mesmos canais, o eleitor tira também suas dúvidas acerca da documentação necessária para o atendimento, endereços dos Cartórios Eleitorais, dentre outras informações relacionadas ao seu cadastro eleitoral. 
Meta e Capacitação 
A meta do TRE-CE é recadastrar cerca de 75% do eleitorado do Estado do Ceará até as eleições de 2018 e atingir 100% em 2020. Para isso, foram tomadas algumas medidas, como a capacitação de servidores dos cartórios eleitorais que ainda não haviam tido contato com as atividades de cadastramento biométrico dos eleitores. Participaram do treinamento 86 servidores – 60 de zonas eleitorais do interior do estado e 26 das zonas da capital.
Dos 184 municípios cearenses, 62 alcançaram a meta de 100% dos eleitores cadastrados. Em 34 municípios, o processo já foi iniciado. Em outros (83), os trabalhos só começarão a partir do dia 21 de novembro. Para agilizar o cadastro de eleitores, o TRE-CE também estuda a abertura de novos postos de atendimento aos eleitores, na capital, a contratação de estagiários em convênios a serem firmados com instituições públicas, e a aquisição de novos kits junto ao TSE. Nas eleições municipais deste ano, 34,78% dos eleitores cearenses votaram com a identificação biométrica (16% na capital). 
Abstenção 
Um aspecto que reforça a importância da implementação da biometria são os números de abstenção do eleitorado nas eleições 2016. Dos 62 municípios cearenses que realizaram revisão eleitoral com 100% dos seus eleitores identificados biometricamente, 56 apresentaram índice de abstenção abaixo dos 10% nas eleições 2016. A planilha que revela os graus de abstenção apresenta índices mais elevados nos municípios onde a identificação biométrica dos eleitores ainda não foi implantada ou só existe de forma parcial.

Fonte: Assessoria de comunicação do TRE/CE

Abono PIS/Pasep 2015 começa a ser pago nesta segunda-feira


Resultado de imagem para pis/pasep

O Ministério do Trabalho vai liberar, a partir desta segunda-feira (21), o pagamento do Abono Salarial do PIS/ Pasep ano-base 2015 para os trabalhadores nascidos no mês de novembro. Também a partir desta data, o benefício estará disponível para os servidores públicos com final da inscrição 4.
Os trabalhadores da iniciativa privada poderão retirar o dinheiro em qualquer agência da Caixa Econômica do País. Já os servidores públicos devem sacar o valor no Banco do Brasil.
O recurso fica disponível para saque até 30 de junho de 2017. Entretanto, os beneficiários devem seguir o calendário de saques programado para o PIS/Pasep para evitar tumultos nas agências bancárias.

Entenda como funcionará o plano de reestruturação do BB que fechará 781 agências


Entenda como funcionará o plano de reestruturação do BB que fechará 781 agências


O Banco do Brasil anunciou neste domingo (20) um plano de reestruturação que deverá fechar agências e enxugar a estrutura administrativa do banco. A instituição também confirmou o plano de incentivo à aposentadoria de funcionários, esperado desde outubro. 

Nessa reformulação, 781 agências de um total de 5.430 deixerão de existir, o equivalente a 14%. Dos pontos fechados, 379 serão convertidos em postos de atendimento. Eles são uma versão menor e mais barata das agências, porque têm menos funcionários e, em alguns casos, não contam nem com cofre. 

O banco ainda não informou quais agências deixarão de funcionar.

Confira abaixo os principais pontos do plano de reestruturação do Banco do Brasil:

- 781 agências serão fechadas
- 31 superintendências regionais e 3 diretorias serão extintas
- Abertura de plano de incentivo à aposentadoria (18 mil funcionários já poderiam ter deixado o mercado de trabalho, mas seguem na ativa)