terça-feira, 8 de maio de 2018

CAMOCIM: COM RECORDE DE INSCRITOS, DETRAN REALIZA EXAME PRÁTICO


Resultado de imagem para detran camocim
O Detran Regional de Camocim realizou no último sábado (05), mais um exame prático para as categorias A, B e D.
Os provas aconteceram na área interna do próprio Detran e em frente ao Estádio Municipal Fernando Trévia. O local foi liberado graças a uma parceria com a Prefeitura Municipal.
Com um total de 268 inscritos pelas autoescolas, superando os 240 do exame realizado em fevereiro último, o primeiro da unidade na cidade, inaugurada em novembro de 2017, candidatos de várias cidades da região compareceram no intuito de conseguir sua Carteira Nacional de Habilitação (CHN).
Para os 258 aprovados, a Permissão Para Dirigir (PPD) será enviada pelos Correios. Apenas 9 alunos ficaram reprovados. Houve somente uma falta.
"Foi muito satisfatório o índice de inscritos e aprovação. Isso mostra que teremos condutores cada vez mais responsáveis pelas ruas e estradas. Esperamos seguir evoluindo nesse sentido", disse Jaime Veras, Supervisor do Detran Regional de Camocim.
Confira o resultado final: Categoria A (100 aprovados - 3 reprovados - Total: 103) - Categoria B (144 aprovados - 5 reprovados - 1 falta - Total: 150) - Categoria D (14 aprovados - 1 reprovado - Total: 15)

Fonte: Camocim online

15 pessoas da mesma família integravam esquema de fraude no INSS


Delegados Lucimar Sobral, Fabiana Macedo e Marcelo Alexandrino apresentaram resultados da Operação Biditos na sede da Polícia Federal em Teresina. (Foto: Andrê Nascimento/ G1 PI)
Quinze membros de uma família, entre eles um vereador da cidade de Piripiri, foram presos durante a operação Biditos da Polícia Federal, que desmanchou um vasto esquema de fraude a benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Pelo menos 320 contas fraudulentas foram identificadas pelos investigadores da Polícia Federal.

Foram presos ainda um empresário, um servidor da prefeitura de Piripiri e uma servidora do INSS de Parnaíba. As prisões aconteceram em cidades do Piauí, Maranhão e Ceará. De acordo com a Polícia Federal, o prejuízo causado pelo grupo criminoso identificado até o momento é de R$ 27 milhões, cerca de R$ 365 mil por mês.

“Esse número de 320 cartões é subestimado. Com a análise da documentação apreendida vamos identificar novos benefícios e pediremos à Justiça a imediata suspensão, para estancar essa sangria aos cofres do INSS”, comentou o delegado Lucimar Sobral Neto, coordenador da investigação.

Família
De acordo com o delegado Lucimar Neto, o grupo familiar que fazia parte do esquema era composto pelo patriarca, cinco filhos, suas esposas e diversos sobrinhos e parentes. “Não há um líder específico. Cada um tinha seus cartões fraudados, alguns tinham 15, outros tinham 20, ou 30”, disse. Com os membros do grupo foram apreendidas nove armas de fogo e munições. “Alguns deles já respondem por outros crimes em outros estados, como crimes de homicídio, tentativa de homicídio e porte ilegal de arma”, disse o delegado Lucimar.
De acordo com Marcelo Alexandrino, delegado regional de combate ao crime organizado, os benefícios fraudados foram suspensos pela Justiça Federal e as contas bancárias dos presos foram bloqueadas na tentativa de reaver parte do prejuízo causado pela quadrilha. Pelo menos seis carros foram apreendidos durante a operação.

Segundo o delegado Marcelo, os presos irão responder pelos crimes de estelionato previdenciário e formação de quadrilha, que dependendo da análise dos depoimentos e das provas coletadas na operação de hoje, pode ser configurado em organização criminosa.

Fraude ao INSS
Segundo a Polícia Federal, o esquema permitia que a quadrilha recebesse benefícios do INSS que eram destinados a pessoas que existiam apenas “no papel”. Por meio de um servidor da Prefeitura de Piripiri, que trabalhava com o Instituto de Identificação, a quadrilha fabricava o RG e certidões de nascimento das pessoas “inventadas”. “Se você consultar os RGs, vai estar ‘quentinho’, registrado com número correto, só que aquela pessoa não existe”, disse o delegado Lucimar.

Com a documentação falsa, os membros da quadrilha davam entrada em benefícios assistenciais a idosos, que correspondem a um salário mínimo por mês. Os pedidos eram aprovados por uma servidora do INSS da cidade de Parnaíba, que está entre os presos. Entre os 320 cartões fraudados identificados até agora, há contas que recebem benefícios há até dez anos. Os benefícios foram consedidos de dez agências do INSS diferentes.
Fonte: g1 pi

PROFESSORES GANHAM CAUSACONTRA PREFEITURA DE VIÇOSA DO CEARÁ


Após intensa mobilização, professores de Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba, conseguiram na Justiça vitória em processo contra a Prefeitura. Os docentes moveram uma ação devido a diminuição de sua carga horária e redução de salários pela metade, medida considerada cruel e de perseguição política contra a categoria.
A situação teve início ainda em 2017, prejudicando alguns professores, mas foi agravado na abertura do ano letivo de 2018, com mais docentes afetados. Ao todo, cerca de 100 professores efetivos tiveram redução de carga horária de 200h para 100h, diminuindo seus rendimentos pela metade. A situação alarmante foi agravada por uma questão peculiar: o chefe do Poder Executivo Municipal decidiu substituir os professores concursados por temporários, através de uma Seleção Pública Simplificada.
Em determinação do juiz da comarca de Viçosa, Moisés Brisamar Freire, com pedido de tutela de urgência, a prefeitura fica obrigada a anular qualquer ato administrativo que importe em redução de carga horária, além de promover o reestabelecimento do salário dos educadores. A redução do salário foi considerada pelo magistrado “sem qualquer fundamentação e em total desacordo com os princípios do direito”.
De acordo com o professor Mardonio Sousa, a luta agora é pela lotação dos docentes. “A justiça já nos deu ganho de causa, mas até agora o município não se prontificou a realizar a indicação dos locais de trabalho”. A expectativa é que não haja perseguição política na lotação. O servidor ressalta que a educação deve estar além de interesses políticos e que os professores não podem ser prejudicados. O município tem 10 dias para cumprir a determinação.

Fonte: sobral de prisma