domingo, 9 de novembro de 2014

Cidades cearenses são alvos de denúncia no Fantástico deste domingo

foto fantástico ceará 141109
O quadro “Cadê o dinheiro que estava aqui?”, apresentado pelo programa Fantástico, da Rede Globo, mostra neste domingo (9) duas prefeituras cearenses que teriam criado empresas de fachada para desvio de dinheiro público.
Segundo a reportagem, uma papelaria seria responsável pela merenda escolar em um dos municípios, enquanto na Saúde a população tem que esperar até dois anos por um exame de urgência.
(Foto: reprodução Fantástico)

PF prende dois candidatos durante provas do Enem em Juazeiro do Norte, no Ceará

Dois candidatos foram presos na noite do último sábado (8) em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, durante a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A dupla foi flagrada portando aparelho celular que continha o gabarito das provas. Este foi, segundo a Polícia Federal (PF), até o momento, o único caso de prisão no Exame em todo o País.

Os presos, um homem de 21 anos e uma mulher de 19, não tiveram as identidades reveladas. Segundo a delegada federal Andréa Karine Assunção, chefe do Núcleo de Inteligência Policial (NIP) da PF, eles são sabatistas, isto é, por questões de religião, tiveram o direito de prestar o Exame em um horário alternativo, à noite. Andréa afirmou que os dois cearenses presos foramliberados após o pagamento de fiança. 
"Foram identificados em uma turma de candidatos que se declaram sabatistas os dois, em posse de aparelho celular contendo gabarito. Eles foram abordados por volta das 22h e encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal em Juazeiro do Norte, onde foram autuados em flagrantepela prática de crime previsto no artigo 311-A do Código Penal. Uma fiança foi arbitrada pelo delegado e eles foram liberados após o pagamento".

O artigo 311-A versa que "Utilizar ou divulgar, indevidamente, com o fim de beneficiar a si ou a outrem, ou de comprometer a credibilidade do certame, conteúdo sigiloso de:  concurso público; avaliação ou exame públicos; processo seletivo para ingresso no ensino superior; ou exame ou processo seletivo previstos em lei: Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa".