sábado, 4 de março de 2017

ESTUDANTE DE BITUPITÁ É RECEBIDA PELO GOVERNADOR EM EVENTO SOBRE ENEM

Ela estava entre os 14 estudantes da rede pública estadual, escolhidos como representantes de todos alunos que foram aprovados com destaque no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016.
Durante o evento de confraternização com os estudantes, o chefe do Executivo divulgou o aumento no índice de aprovação de alunos de escolas do Estado no Ensino Superior: entre os anos de 2015 e 2016, o crescimento foi de 27%.

Em entrevista após o evento, Camilo Santana exaltou os esforços e avanços da Educação do Ceará, com melhoras que vão da estrutura da rede estadual até os resultados apresentados pelos estudantes das escolas públicas. "Esses estudantes estão aqui representando os quase 12.800 jovens cearenses que ingressaram em universidades por todo o país. Temos 25 alunos que passaram em curso de medicina no Estado, isso é algo muito significativo", destacou. Também participaram do momento o secretário da Educação, Idilvan Alencar, e a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela. Sthefany foi aprovada em Fisioterapia e Direito.

Fonte: Camocim online

Chuva forte em Altaneira derruba casa e desfaz calçamentos de ruas



Uma chuva de 79,9 milímetros que banhou neste sábado, 4, a cidade de Altaneira, a 556 quilômetros de Fortaleza, causou o desmoronamento de uma casa de taipa e o estrago de calçamentos de algumas ruas do município. Ninguém ficou ferido com o desabamento da residência.

A imagem do satélite GOES-13, utilizado pela Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), aponta nuvens mais significativas sobre o sul do Ceará. A previsão para este sábado, 4, é de nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões. Já para o domingo, 5, a previsão é de nebulosidade variável com chuvas no centro-norte do Ceará. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas isoladas.

Entre as 7 horas dessa sexta-feira, 3, e as 7 horas deste sábado, 4, de acordo com dados da Funceme, choveu em 44 municípios cearenses. Altaneira foi a cidade que teve a maior precipitação do Estado neste período.

Chuvas superam média histórica

As chuvas no último mês de fevereiro superaram a média histórica em 33,3%, conforme atualização da Funceme nesta quinta-feira, 2. O Ceará teve 158.1 mm de chuva, enquanto no mesmo período do ano passado foi anotado apenas 53.2 mm. Com isso, aumentam as chances para o fim da seca no Ceará, embora a possibilidade de escassez de chuvas nas regiões dos açudes estratégicos ainda preocupe.

Nos dois primeiros meses deste ano, os reservatórios tiveram recarga de 142,2 milhões de metros cúbicos (m³). Por enquanto, apenas um açude possui volume acima de 90%: Caldeirões (Saboeiro).

Outros 51 açudes estão com volume morto, quando o nível fica abaixo da tubulação feita para liberar a água acumulada. Além disso, 32 reservatórios estão com volume seco, o que significa que a água está em quantidade mínima e não tem possibilidade de uso.


(Colaborou Amaury Alencar)

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL: BARROQUINHA DESCUMPRE LIMITE DE PESSOAL DESDE INICIO DE 2016.


Resultado de imagem para tcm-ce

Levantamento realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) verificou que 58 Prefeituras do Estado descumpriram o limite de despesas com pessoal nos três quadrimestres de 2016. De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), esse gasto deve ser de até 54% da Receita Corrente Líquida (RCL) e, quando excedido, precisa ser restabelecido no prazo de dois quadrimestres seguintes ao que ocorreu o excesso.
As administrações irregulares ficam impedidas de receber transferências voluntárias da União e do Estado, obter garantia desses mesmos entes em operações de crédito ou mesmo contratar o empréstimo (exceto aqueles destinados ao refinanciamento da dívida mobiliária e os que visem à redução das despesas com pessoal). Os respectivos prefeitos estão sujeitos ao pagamento de multa após processo no TCM, no valor de 30% da remuneração anual.
Para voltar ao patamar permitido, abaixo de 54%, as Prefeituras acima do teto devem adotar procedimentos como redução, em pelo menos vinte por cento, das despesas com cargos em comissão e funções de confiança e exoneração de servidores não estáveis.
A análise do TCM também aponta que 45 municípios finalizaram 2016 com percentuais abaixo do máximo. mas acima de 51,3%. Estas, assim como as que ficaram acima dos 54%, ficam vedadas, por exemplo, de conceder aumento de remuneração, contratar pessoal e horas extras, com algumas exceções previstas na Lei Fiscal.
Outras 31 gestões terminaram o ano com índices acima de 48,6%, situação que exige alerta, segundo o Tribunal.
Conforme o presidente do TCM, Domingos Aguiar, o monitoramento do limite de gastos com pessoal é permanente, a partir do recebimento dos relatórios de gestão fiscal (RGF), e faz parte de uma série de ações que o Tribunal tem realizado sobre o controle dos gastos públicos municipais. “Constatamos que no primeiro quadrimestre de 2016, 60,33% municípios tinham desobedecido o limite estipulado pela LRF. Esse total passou para 39,67% no terceiro quadrimestre do mesmo ano. Cabe ao TCM alertar os órgãos públicos sobre os limites da despesa e acompanhar a redução, o que continuará sendo feito já que outros 76 municípios, terminaram 2016 muito próximos de atingir o limite máximo”.
Confira tabela com a relação de Prefeituras:

Gol apresenta nova aeronave da Seleção Basileira de Futebol

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes apresentou, nesta sexta-feira, no seu hangar, em Congonhas (SP), a nova aeronave que fará o transporte da Seleção Brasileira de Futebol, a #VoaCanarinho, com o símbolo e as cores do país. Inspirada no apelido oficial da Seleção – que carrega o codinome desde 1954, quando passou a utilizar o tradicional uniforme amarelo-canário – a aeronave #VoaCanarinho representa a homenagem da GOL ao canto de 200 milhões de brasileiros torcendo pelo hexa.
A ideia foi presentear os jogadores, comissão técnica e os torcedores com algo que representasse, ao mesmo tempo, a nova fase do time e também toda a tradição da camisa verde e amarela. O primeiro voo da Seleção com a nova aeronave #VoaCanarinho será no dia 20 de março com destino a Montevidéu, onde enfrentará o Uruguai, pelas eliminatórias do mundial da Rússia.
O avião escolhido para receber o visual especial foi o PR-GUK, modelo Boeing 737-800 Next Generation, com capacidade para até 177 passageiros e equipado com wi-fi e sistema de entretenimento a bordo. A aeronave possui ainda configuração Sky Interior, iluminação de LED – que dão maior amplitude à cabine, e tomadas abaixo de todos os assentos para carregar equipamentos eletrônicos portáteis.

Justiça Eleitoral encontra 15,6 mil fraudes em títulos eleitorais com registro biométrico


Justiça Eleitoral encontra 15,6 mil fraudes em títulos eleitorais com registro biométrico

A Justiça Eleitoral identificou mais de 15,6 mil fraudes entre as eleições de 2014 e 2016. As fraudes foram descobertas através das digitais após cruzamento de informações biométricas realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo o órgão, pessoas foram a cartórios diferentes e emitiram mais de um título de eleitor, o que é ilegal. Os criminosos já foram identificados.
Crime de outra natureza
Os dados do levantamento foram enviados pelo presidente do TSE, Gilmar Mendes, ao Ministério Público Federal (MPF) para que sejam apurados "indícios de configuração de eventual ilícito eleitoral ou de outra natureza".
Em 2016, apenas 46,3 milhões dos 144 milhões de eleitores brasileiros tinha cadastro biométrico nas eleições de 2016. O registro começou a ser implantado em 2008.