quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

54% das prefeituras do Ceará não atendem a critérios de transparência

Das 184 prefeituras do Ceará, 101 (54%) não cumprem medidas de transparência em portais na internet. Além das sedes do poder executivo, 96 sites da Câmara Municipal não têm os critérios mínimos exigidos pela lei de gestão fiscal, de acordo com o Tribunal de Contas dos Municípios.

A Lei dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações e uma gestão transparente da informação. 

Criada em novembro de 2011, a Lei Complementar 131/2009  altera a redação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no que se refere à transparência da gestão fiscal.

No Ceará, as administrações considerados mais transparentes são as de Aratuba, Caririaçu e São João do Jaguaribe e o Governo do Estado – todos com nota 10 na avaliação. Fortaleza, que apareceu em dezembro como o município de maior transparência das contas públicas, dessa vez ocupa a 8º posição entre os municípios cearenses e a 9ª posição no ranking estadual, que inclui o Governo do Estado.

Os piores desempenhos na avaliação de transparência ficaram com os municípios de Mulungu, Itapiúna, Assaré e Abaiara, que obtiveram nota 0 (zero). A lista dos dez municípios menos transparentes é completada por Saboeiro, Pereiro, Potiretama, Varjota, Quixadá e Limoeiro do Norte.

G1 CE

Eudoro Santana se reúne com Domingos Filho e tenta reaproximação de presidente do TCM com Camilo

Eudoro Santana se reúne com Domingos Filho e tenta reaproximação de presidente do TCM com Camilo
O atual superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Santana, e pai do governador Camilo Santana, se reuniu com o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado (TCM), Domingos Filho. 

Na pauta, uma provável reaproximação do atual presidente da corte com o Abolição, após o desgaste da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extinguiu o TCM do Ceará, e a eleição para a Presidência da Assembleia Legislativa, como o apoio de Domingos Filho ao deputado Sérgio Aguiar.

A tentativa de levantar a bandeira branca entre Camilo Santana e o atual presidente do TCM seria uma  forma de evitar o crescimento de Domingos Filho como forte oposição ao Governo do Estado.

Eunício e Domingos Filho bem juntos e misturados. Contra Camilo e os Ferreira Gomes

Da Coluna Política do O POVO desta quarta-feira, assinada pelo jornalista Érico Firmo, eis o tópico “Eunício e Domingos formalizam bloco”. Confira:
Os grupos de Eunício Oliveira e Domingos Filho formalizaram aliança na Assembleia Legislativa. O PMDB de Eunício firmou bloco com PSD e PMB, legendas presididas por Domingos Neto e Patrícia Aguiar, respectivamente. Um é filho e a outra é esposa de Domingos Filho, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
FABIO LIMA
FABIO LIMA
Até virar presidente da Assembleia Legislativa, em 2007, Domingos era bastante próximo de Eunício. Gradualmente, começou a fortalecer seu próprio grupo e trilhar caminho autônomo. Quando virou vice-governador, aproximou-se cada vez mais de Cid Gomes, até deixar o PMDB de Eunício e se filiar ao Pros – à época partido dos Ferreira Gomes. Em 2014, tentou ser candidato a governador. Quando começaram os movimentos do Palácio da Abolição para tirá-lo do páreo, afastou-se de Cid.
A guerra ficou aberta no fim do ano passado, quando apoiou Sergio Aguiar (PDT) para presidente da Assembleia, a contragosto do governador Camilo Santana (PT), que trabalhou para reeleger o também pedetista Zezinho Albuquerque. Em retaliação, a base camilo-cidista aprovou a extinção do TCM, quando Domingos foi eleito para comandar o tribunal.


Agora, Domingos e Eunício se reencontram e firmam acordo de oposição a Camilo. Ambos têm pretensões de serem candidatos a governador em 2018. Vamos ver como os acordos irão caminhar e como os interesses irão se conciliar.

TRAGÉDIA: COMERCIANTE BASTANTE CONHECIDO EM MASSAPÊ PRATICA SUICÍDIO

Há cerca de dois anos o filho da vítima também havia praticado suicídio

Um comerciante bastante conhecido na cidade de Massapê, praticou suicídio na noite de terça-feira (7), por volta das 23h30. A vítima foi identificada como Afonso Carneiro Vasconcelos. O empresário era proprietário da "Farmácia dos Pobres".
Segundo informações de populares, o cidadão praticou suicídio por enforcamento no quintal de sua casa, no Centro de Massapê. Policiais Militares, Policiais Civis e uma equipe da Perícia Forense foram acionados para o local.
Afonso Carneiro Vasconcelos, há aproximadamente dois anos perdeu um filho por enforcamento em uma fazenda próxima a cidade.
O Sr. Afonso era muito conhecido e querido na cidade pela sua competência e simpatia. Nas redes sociais, logo após a confirmação da morte, várias pessoas, amigos e clientes, postaram homenagens.

Com informações do site massapeceara e Sobral 24horas