terça-feira, 24 de junho de 2014

Base aliada do PROS se reúne com Cid Gomes e Roberto Cláudio nesta quarta-feira


Dando continuidade à série de encontros entre a base aliada do Governo do Estado, o governador Cid Gomes e o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio voltam a se reunir com os presidentes de partidos na noite desta quarta-feira (25). A reunião organizada pelo Partido Republicano do Ordem Social (PROS) começa às 18 horas no Hotel Oásis Atlântico, na Avenida Beira Mar, em Fortaleza, e deve debater as coligações entre as siglas e outros assuntos relativos ao pleito de 2014.

A chapa majoritária da base aliada e também os nomes do PROS/CE que devem disputar os cargos na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional serão divulgados no domingo, dia 29 de junho, quando será realizada a convenção estadual do partido. A convenção começa às 9 horas, no Ginásio da Faculdade Ari de Sá, em Fortaleza.

SERVIÇO:
Reunião dos presidentes de partidos com o Governador Cid Gomes
DATA: 25/06/2014 (quarta-feira)
HORÁRIO: 18h
LOCAL: Salão Brasil do Hotel Oásis Atlântico, Avenida Beira Mar, número 2.500 – Fortaleza/CE

Lei da Ficha Limpa pode impedir candidatura de mais de 6 mil



O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Antonio Dias Toffoli, recebeu hoje (24) uma lista com 6,6 mil nomes de gestores públicos que tiveram contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A lista foi entregue pelo presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, destacando que as irregularidades apontadas podem levar à inelegibilidade.

A lista não é declaração de inelegibilidade mas, segundo Nardes, tem sido usada como principal recurso para os tribunais eleitorais negarem o registro de candidatos, com base na Lei da Ficha Limpa.

“Além do fato de ficar oito anos fora das eleições, eles têm [de pagar   ] as multas    que nós temos aplicado. Há casos de gestores que têm que assumir a responsabilidade    com seu patrimônio pessoal, além de funcionários públicos que são demitidos, como há centenas de casos recentes”, disse o ministro.

As pessoas que constam da lista podem sofrer impugnação de eventuais candidaturas por iniciativa do juiz eleitoral, ou solicitadas por partidos políticos, Ministério Público    Eleitoral, coligações ou candidatos.

Entre os citados na relação do tribunal estão funcionários públicos que ocupam cargos de menor responsabilidade, até ministros e governadores. Eles poderão ter os nomes excluídos da lista caso consigam decisão judicial ou liminar nesse sentido. A impugnação das candidaturas depende, em última instância, da Justiça Eleitoral.

A unidade federativa com mais nomes listados é o Distrito Federal   , que tem 729 gestores apontados como responsáveis por contas irregulares. Em seguida está o Maranhão, com 513 nomes e São Paulo, com 485. Roraima é o estado    com menos gestores apontados na lista, com 97 nomes.

Os relacionados na lista do TCU cometeram as chamadas irregularidades insanáveis nos últimos oito anos, e tiveram negados todos os recursos possíveis no âmbito do Tribunal de Contas da União. O pagamento do débito    ou da multa imposta como punição pelo TCU não implica retirada do nome do gestor da lista.

É dever dos tribunais de contas encaminharem as listas até o dia 5 de julho do ano eleitoral à Justiça Eleitoral. Os tribunais nos estados também estão fazendo isso e têm recebido orientação do TCU para disponibilizarem os nomes dos gestores citados na internet. Liberada para o público, a relação será constantemente atualizada até fim do ano. Dessa forma, pessoas citadas que conseguirem liminares na Justiça podem ter os nomes retirados e outras, cujos recursos forem se esgotando, poderão ser acrescidas.

* Com informações da Agência Brasil

Aliados rechaçam retirada de candidatura de Eunício



Uma    onda    de especulações tomou conta dos bastidores políticos do Ceará, nas últimas 24 horas, com a informação de que o senador    Eunício Oliveira (PMDB) poderia sair da disputa ao Governo do Estado para apoiar o candidato do PROS.
A Eunício, em uma articulação de dirigentes nacionais do PT, seria oferecida a vaga    de candidato a vice na chapa encabeçada por um nome indicado    pelo Governador Cid Gomes e o apoio, em 2018, à reeleição do peemedebista ao Senado. Uma fonte ouvida por este site confirmou que essa proposta seria feita a Eunício. ‘’Além disso, o PMDB teria uma participação significativa no Governo’’, observou o petista.
A notícia    foi recebida com espanto por outros setores   : ‘’O que ele (Eunício) teria a ganhar indicando um nome a vice do PROS¿, questionou o ex-prefeito    de Maracanaú, Roberto Pessoa, ao dizer que ‘’é irreversível’’ a candidatura de Eunício ao Governo do Estado. ‘’Ele (Eunício) conversou com o dr. Lúcio (ex-governador Lúcio Alcântara) e demonstrou, como tem feito nas nossas reuniões e conversas, firmeza na candidatura. Essa informação de desistência é pura especulação’’, completou Roberto Pessoa
Fonte: cearaagora