domingo, 23 de abril de 2017

Exército começa obra de recuperação em ponte interditada entre os litorais do CE e PI


Trabalho de retirada da laje danificada teve teve início neste sábado (22), no litoral do Piauí (Foto: Divulgação/DNIT)

Trabalho de retirada da laje danificada teve teve início neste sábado (22), no litoral do Piauí (Foto: Divulgação/DNIT) Trabalho de retirada da laje danificada teve teve início neste sábado (22), no litoral do Piauí (Foto: Divulgação/DNIT)

O 3º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) do Exército brasileiro começou o trabalho de demolição da laje que ruiu na Ponte do Retiro, na BR-402, Km 99, divisa entre os litorais do Piauí e Ceará. A ponte está interditada desde o dia 19, por conta de avarias na cabeceira do equipamento.
Segundo o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Piauí, Paulo de Tarso Cronemberger, serão colocados pranchões metálicos. A expectativa é que até a segunda-feira (24) a tarde, o tráfego será restabelecido em uma faixas.
Ao G1, Paulo de Tarso afirmou que a solução definitiva para o problema vai depender do resultado da análise técnica na Ponte do Retiro e isto não tem previsão.
Enquanto isso, veículos pesados e automóveis estão proibidos de passar pela ponte, que liga o litoral piauiense a Chaval, Barroquinha, Camocim, Granja, Jericoacoara e outras cidades do estado do Ceará, conforme infomou o Bom Dia Piauí.

Como medida provisória para o tráfego, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) indicou um desvio, que deixa o trajeto entre Parnaíba e Camocim 120 quilômetros mais distante.

Dinheiro gordo na conta das prefeituras com FPM engordado com dinheiro da repatriação: 18,8% de aumento


Resultado de imagem para FPM

O repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao segundo decêndio do mês de abril de 2017 vai totalizar – em valores brutos – R$ 867.412.807,58. Descontada a dedução do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o repasse é de R$ 693.930.246,06. Os valores foram depositados na noite de quinta-feira, dia 20 de abril.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que já estão incluídos os percentuais relativos ao Imposto de Renda (IR) e à multa arrecadados por meio da Lei de Repatriação. A entidade destaca que, como o prazo para a repatriação de recursos é até o mês de julho, a maioria dos recursos arrecadados deve ser repassada aos Municípios ainda neste mês.
No entanto, a CNM alerta que, apesar do aporte de recursos referentes à repatriação, os gestores municipais devem ter prudência. Em meio às incertezas quanto ao atual cenário de crise e à recuperação da atividade econômica nacional, é fundamental que as administrações locais planejam seus orçamentos a fim de cumprirem as obrigações financeiras em dia.

Comparativo


A entidade destaca que, comparado ao mesmo período de 2016, o segundo decêndio do mês de abril teve um crescimento de 18,8%, em termos nominais.