sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Nelson Barbosa substituirá Joaquim Levy




A presidente Dilma Rousseff definiu o nome do ministro Nelson Barbosa para comandar o Ministério da Fazenda no lugar de Joaquim Levy. Mais cedo, o ministro teve uma conversa com a presidente para acertar sua mudança de pasta.

Nelson Barbosa é um nome que teve o aval do ex-presidente Lula, o que sinaliza para uma inflexão na política econômica. Dilma estava sendo pressionada a fazer um aceno a sua base e havia uma torcida no Palácio do Planalto pela saída de Joaquim Levy.


A escolha de Nelson Barbosa já foi bem avaliada no período da reeleição da presidente, mas perdeu força após desgastes com o atual ministro Joaquim Levy. A imagem de Barbosa também sofre desgaste perante o mercado, pois ele defende o orçamento deficitário, o que foi um dos motivos para o Brasil ser rebaixado no grau de investimento pela agência de classificação de risco Standard & Poors.
Outros nomes cogitados foram o do atual ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Armando Monteiro. E ainda, o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Este último, tem a preferência do ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva e já teria sinalizado que aceitaria o cargo. No entanto, Meirelles tem a antipatia da presidente Dilma.