quinta-feira, 2 de junho de 2016

Morre o médico e escritor cearense José Telles filho de Bitupitá.


Morreu o médico e escritor José Telles, membro da diretoria da Academia Cearense de Letras (ACL), na tarde desta quinta-feira, 2, aos 73 anos. Telles lutava contra um câncer há pouco mais de um ano e estava hospitalizado após piora. O velório acontece nesta quinta, a partir das 20 horas, na Funerária Ethernus. Às 8 horas desta sexta-feira, 3, segue para a sede da ACL.
 
O presidente da entidade, José Augusto Bezerra, afirmou que Telles foi um membro muito querido e era um poeta em ascensão. "É uma pessoa que tinha muito futuro dentro da própria entidade e nós todos estamos muito abalados", comentou. "Ele lutou bravamente (contra o câncer), era um homem que, apesar de tudo, não deixou se abater. Era alegre, brincalhão, um guerreiro em todos os aspectos".
 
O jornalista e escritor Carlos Augusto Viana era amigo de Telles há cerca de 15 anos. "Eu ia lançar o livro 'A Tecitura Poética de José Telles', no último dia 31, mas foi cancelado devido ao estado de saúde dele". A publicação é um ensaio sobre os livros O Solo das Chuvas, Sermões de Pradaria, O Lacre do Silêncio e Silhueta das Areias.
 
O doutor-poeta tomou posse como membro da ACL, onde ocupava a cadeira número 34, em 2010. Além de imortal da entidade, foi também diretor cultural do Ideal Clube. ACL vai ficar de luto por três dias. 
Redação O POVO Online