terça-feira, 16 de junho de 2015

Projeto Pesca Solidária realiza campanha de limpeza em Bitupitá


O projeto Pesca Solidária, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, realizado pela Comissão Ilha Ativa (CIA), promoveu a primeira campanha de limpeza em Bitupitá, Ceará.
A campanha de limpeza é uma das atividades de Educação ambiental (EA) e é realizada desde o ano passado. Cada campanha é executada em duas etapas. Primeiro é feita a sensibilização da comunidade a partir de articulação com possíveis parceiros: escolas ou associações locais de cada região; no dia seguinte é então realizada a campanha em sim, com a presença dos grupos sensibilizados.
Nesse mês de junho, mês de comemoração do meio ambiente, aconteceu a campanha de limpeza na Praia de Bitupitá e contou com a participação dos alunos do Ensino Médio da Escola James Laurindo, professores, funcionários e representantes da secretária do turismo e meio ambiente do município de Barroquinha. A ação provocou uma reflexão sobre a construção de um mundo mais limpo e mais sustentável pelas ações voluntárias, em grupo e/ou individuais, que trazem resultados locais.
Os participantes percorreram cerca de um quilômetro na beira da praia e coletaram: 1939 plásticos, 352 itens de metal, 160 vidros, 306 papeis e 664 não recicláveis. Após a coleta houve a pesagem e separação dos resíduos e no total foram coletados 144 kg.
O Projeto Pesca Solidária agradece a parceria da comunidade e aos alunos por participarem e abraçarem mais essa ação do Projeto. Esperamos contar novamente em outras atividades