sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Falta d'água castiga população das comunidades de Barroquinha. Prefeitura não faz nada para auxiliar no abastecimento




A população das comunidades, Pereira, Canadá, são Caetano em Araras, Picada Nova e Chapada continua reclamando da falta d'água nem para beber tem. 
A Prefeitura mandou perfura alguns poços e não foi concluída a obra e o povo continua sofrendo pelo o precioso liquido.
O povo está sofrendo com a falta de água e o prefeito Ademar não faz nada para amenizar o sofrimento dessa gente. Os poços continuam lacrado como essas fotos mostram São Caetano e Canadá.

990 mil estão negativados na Capital; feirão vai limpar nome


Hugo Renan

Na nova edição do Feirão Limpa Nome da Serasa, os consumidores poderão renegociar seus débitos pelo computador, tablet ou celular com condições especiais. Prazo para negociação das dívidas vai até 30 de novembro .
Com a dificuldade de levantar dinheiro suficiente para arcar com as despesas básicas da família, 990,7 mil pessoas estão inadimplentes e com CPF negativado na Capital, segundo dados do Serasa Experian. No País, são cerca de 60 milhões cadastrados no órgão de restrição de crédito, que ficam impedidos de abrir contas em instituições financeiras ou adquirir cartões de crédito, entre outros inconvenientes. Para tentar solucionar este problema, a Serasa realiza a partir da próxima segunda-feira (6) uma nova edição do Feirão Limpa Nome, em que os consumidores terão a chance de renegociar débitos pelo computador, tablet ou celular, com descontos de até 90% e condições especiais.

De acordo com Cláudia Brilhante, diretora institucional da Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), o nível de inadimplência em Fortaleza ainda é muito alto em razão de a população ainda estar sofrendo com os efeitos da crise. “Ainda assim, a tendência é que haja uma redução moderada da inadimplência, até porque a restrição de crédito está muito alta, o que dificulta que pessoas façam novas dívidas”, aponta.

A proximidade das festas de fim de ano, além de promover o natural aquecimento das vendas no período, também amplia a procura de consumidores que querem limpar o nome para voltar a acessar o crédito. Segundo Brilhante, desde a liberação das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), muita gente tem se esforçado para quitar as dívidas, o que também tem sido alavancado pelos mutirões de renegociação do Procon Fortaleza.

Por outro lado, ainda que a perspectiva seja de uma redução do nível de inadimplência da população nos próximos meses, o número de devedores atrasados historicamente cresce nos meses de janeiro e fevereiro, após as festas de fim de ano. “As famílias cearenses estão fazendo um planejamento e evitando compra de bens duráveis, ou optando por menos parcelas. Ainda assim, é de se esperar que haja um acréscimo nos primeiros meses do ano”, pontua.

Consulta

Para facilitar o conhecimento do tamanho da dívida e ajudar a promover uma renegociação dos débitos, o Serasa Consumidor disponibiliza no site e aplicativo próprios a consulta gratuita dos consumidores cadastrados na plataforma. Para isso, é preciso fazer o cadastro e informar dados pessoais, como nome, data de nascimento, telefone, CPF, nome da mãe e uma senha nova. Após o preenchimento, basta clicar em consultar.
  
Renegociação

O consumidor precisa fazer um bom planejamento antes de negociar uma dívida, colocando na ponta do lápis todas as despesas fixas e as dívidas já assumidas ou previstas. Assim, é possível saber quanto deve sobrar para pagar a nova dívida que será negociada (ou mais, se for o caso), escolhendo quais as condições e formas de pagamento melhor se encaixam no orçamento.

No caso do Feirão Limpa Nome da Serasa, a renegociação pode ser realizada pela internet diretamente com os credores de qualquer lugar, com comodidade, segurança e de forma gratuita. Estarão participando empresas de vários segmentos (bancos e financeiras, cartões de crédito, telefonia, lojas e recuperadoras de crédito, entre outras), oferecendo oportunidades exclusivas, com prazos de pagamentos diferenciados e (ou) descontos para a quitação das contas em atraso.

Para participar, basta acessar o site (www.serasaconsumidor.com.br/feirao/), onde os consumidores encontrarão todos os detalhes do feirão, empresas parceiras e como participar. Ao se cadastrar o consumidor será direcionado a uma página na qual estarão listadas as dívidas que constam na base de dados da Serasa e que podem ser negociadas com as empresas.

Também serão apresentados os canais de atendimento (telefones, e-mail, chat) disponibilizados por cada credor e, em alguns casos, ofertas pré-estabelecidas através de boleto bancário ou até mesmo simular, escolher a melhor condição de pagamento e gerar o boleto de forma online. O Feirão vai ser realizado até 30 de novembro.


O Serasa também oferece uma plataforma para auxiliar os consumidores a renegociarem as contas e limparem os nomes do cadastro. Entre as empresas que participam diretamente da ferramenta estão Bradesco Cartões, Citi, Santander e Itaú.