quarta-feira, 26 de julho de 2017

Carteira de habilitação no celular começa a valer em fevereiro de 2018


CNH no celular

A proposta da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), elaborada pelo Ministério das Cidades, foi aprovada, nesta terça-feira (25), pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Agora, além do documento físico, os motoristas terão também o arquivo virtual da CNH, por meio de um aplicativo para smartphones. O documento virtual poderá ser apresentado no lugar da carteira física, e será identificado pela leitura do QRCode ou certificado digital. A carteira digital tem a mesma validade que o documento impresso.

“Estamos dando um passo à frente, desburocratizando o processo. Há um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento. Com isso, quem esquece a CNH em casa, não estará sujeito a multa e pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital”, destacou o ministro das Cidades, Bruno Araújo.

Mesmo com a novidade, a emissão da CNH ainda ocorre normalmente.

CNH digital

Para adquirir a CNH, é preciso se cadastrar no site do Denatran com um certificado digital. Em seguida, o cadastro deve ser ativado a partir de um link que será enviado ao e-mail do motorista.

A ativação deve ser feita no aparelho em que a CNH será salva, que será protegida por um PIN. Essa senha será exigida todas as vezes em que o acesso ao documento for requerido.

Depois desse registro, a CNH eletrônica é exportada para o aparelho, após a autenticação pelo Denatran por meio da assinatura digital do Denatran. O sistema ainda permite o bloqueio do aplicativo caso o celular seja extraviado.


Portal Brasil

Produtores rurais com dívidas até 2016 podem renegociar no BNB com prazo até 2030

Zona rural de Feira de Santana sofre com estiagem prolongada (Foto: Alan Tiago Alves/G1)
Agricultores e pecuaristas do Nordeste e do norte de Minas Gerais e Espírito Santo – áreas de atuação do Banco do Nordeste – com operações de crédito em atraso com o Banco contratadas entre 2012 e 2016 podem renegociar suas dívidas com prazo de pagamento até 2030 e carência até 2021.
A resolução publicada na terça-feira (25) concede o benefício para produtores rurais de locais onde foi decretada situação de emergência ou estado de calamidade pública em decorrência da estiagem. Mais de 95% dos beneficiados com a medida são agricultores familiares, míni ou pequeno produtor.
“Mais de mil municípios decretaram estado de calamidade e emergência por conta de estiagem. A medida do CMN permitirá que os produtores regularizem seus financiamentos e possam voltar a produzir, obter novos créditos e, principalmente, voltar a ter uma melhor condição de vida para si e suas famílias”, afirma o diretor Financeiro e de Crédito do Banco do Nordeste, Romildo Carneiro Rolim.
Em 2016, foi publicada a Lei que permite a regularização das dívidas contratadas até 2011. Aproximadamente 70 mil agricultores e pecuaristas já renegociaram créditos em atraso e tiveram descontos de até 95% em caso de liquidação.

Os produtores rurais com dívidas contratadas entre 2012 e 2016 devem procurar suas agências de relacionamento do Banco do Nordeste para efetivar a renegociação.

JUSTIÇA ELEITORAL REALIZA REUNIÃO COM LIDERANÇAS DE BARROQUINHA E CHAVAL PARA DISCUTIR CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO.


Lideranças dos municípios de Barroquinha e Chaval participaram de uma reunião na manhã desta quarta-feira no Cartório Eleitoral na cidade de Chaval com representantes da Justiça Eleitoral para tratar do Cadastramento Biométrico que está sendo realizado com eleitores dos dois municípios que compõem a 108ª Zona eleitoral.
A Reunião serviu para esclarecer todos os procedimentos e tirar as dúvidas em relação a biometria, tendo sido apresentado o histórico om a estatística do que foi realizado até o momento, onde Chaval está com 59,62% do eleitorado já com biometria, equivalente a 6.667 eleitores e Barroquinha com apenas 7,96% correspondente a 1.039 eleitores regularizados. Ficou ainda definido que a partir do dia 02 de agosto até o dia 22 de setembro o cadastramento será realizado no turno da manhã para os eleitores de Chaval e no turno da tarde para os eleitores de Barroquinha no Cartório eleitoral em Chaval. Do dia 25 de setembro até o dia 10 de novembro funcionará um Posto de Atendimento na sala do Jurí no Fórum de Barroquinha para Cadastramento exclusivo dos eleitores de Barroquinha, quando haverá uma solenidade para instalação do Posto de Atendimento no dia 25 de Setembro com a presença de autoridades locais e membros do TRE.

Ao final desse período, os eleitores que não fizerem o Cadastramento biométrico, terão seus títulos cancelados, podendo após essa data somente regularizarem sua situação eleitoral através de requerimento à justiça eleitoral com justificativas e solicitando uma nova inscrição. Veja as informações sobre datas e horários abaixo



GOVERNO CONFIRMA INAUGURAÇÃO DO DETRAN REGIONAL DE CAMOCIM



Está prevista para ocorrer no próximo dia 12 de Agosto, a partir das 18 horas, em Camocim, com a presença do Governador Camilo Santana, da Prefeita Monica Aguiar, do Deputado Estadual Sérgio Aguiar, entre outras autoridades, a solenidade de inauguração da 15ª Unidade Regional do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
A data, segundo informações exclusivas do Camocim Online, já estaria na agenda oficial do Governo do Estado, podendo, claro, sofrer alteração. 
O prédio, que leva o nome do Ex-Vereador Eduardo Araújo Brito, disponibilizará exames para obtenção da primeira carteira de motorista (médico, psicológico, biometria e teórico), renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o primeiro emplacamento de veículos, além de vistoria e transferência de veículos, entre outros serviços. 
As populações de Camocim, Chaval, Barroquinha, Granja, Martinópole, Coreaú e demais cidades da região, serão beneficiadas com a chegada do órgão, que já possui escritório em Camocim.

Fonte: Camocim online

PREFEITURA IMPLANTA INTERNET GRATUITA EM PRAÇAS DO MUNICÍPIO, MAS PREFEITO DEMONSTRA EM COMENTÁRIO QUE ADVERSÁRIOS NÃO DEVERIAM USAR.


O prefeito Ademar Veras postou na sua página no facebook  com o título Barroquinha Conectada que, cumprindo promessa de campanha estavam instalando nas principais praças do município internet Wi-fi gratuita para toda população. Lembrando que o Vereador Genilson é o autor de Requerimentos desde 2013 solicitando que fosse instalada internet nas praças, o que veio a ser realizado agora.

Mas o que chamou atenção de muitos internautas foi o comentário estúpido de uma pessoa, que fazendo referencia aos adversários do prefeito, disse o seguinte: “Ficaria perfeito na hora que um bacural fosse usar a net, aparecer a seguinte frase. (Bacural n conectado)kkkk”. E PASMEM, O PREFEITO CURTIU O COMENTÁRIO, deixando claro que concorda com o que foi dito pela internauta. VEJA

AEROPORTO DE JERICOACOARA COMEÇA A RECEBER NOVOS VOOS NESTA SEXTA-FEIRA.


Aeroporto_de_Jeri_394.png

O Aeroporto Regional de Jericoacoara recebe novos voos a partir desta sexta-feira (28). Operado pela companhia aérea Azul, o voo sairá de Recife (PE) às 13h11 e chegará a Jericoacoara (CE) às 14h40. O retorno à capital pernambucana será às 15h10min.

A rota terá inicialmente duas frequências: às sextas e domingos. A partir do dia 11 de agosto, ela será ampliada para quintas e sábados. Na mesma data, terá início também o voo Campinas-Jericoacoara, que irá operar aos sábados. As frequências terão conectividade para voos saindo de Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.

O equipamento foi inaugurado no último dia 24 de junho, quando recebeu o primeiro voo comercial, vindo de Congonhas (SP).  No último dia 13 de julho, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu o certificado operacional do Aeroporto de Jericoacoara. O documento, que tem validade de 12 meses, foi emitido após o operador aeroportuário prover os requisitos de infraestrutura e segurança exigidos pela ANAC para operação de voos no local.


“Estamos em busca de atrair novos voos, inclusive de Fortaleza. Queremos expandir esse turismo para outras praias, como a de Almofala e Bitupitá, por exemplo”, aponta o titular da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), Arialdo Pinho.

Eunício realiza mobilização e Governo amplia número de agricultores que poderão renegociar suas dívidas.


Resultado de imagem para senador Eunício oliveira

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), conseguiu mais uma conquista para o pequeno e médio produtor rural. Após mobilização do parlamentar junto à equipe econômica do governo federal, o Banco Central publicou, nesta terça-feira (25), resolução nº 4.591 ampliando a margem de pequenos e médios agricultores que vão poder renegociar suas dívidas junto às instituições financeiras.

A partir de agora, as operações de crédito contratadas entre 2012 e 31 de dezembro de 2016 também passarão a ser renegociadas. Antes, somente os contratos assinados até 2011 contavam com esse benefício. A renegociação das dívidas envolve 860 mil operações realizadas até 2012 com um montante de R$ 15 bilhões. Entre 2012 e 2016, são mais 1,3 milhão de operações e dívidas de R$ 12,3 bilhões

O presidente do senado comemorou a decisão. “Mais uma luta que alcançamos a favor dos humildes agricultores do Nordeste brasileiro e de parte de Minas Gerais e até do Espírito Santo. Estou muito feliz porque essa resolução não foi fácil conseguir que ela fosse aprovada. Foi uma luta que mais uma vez foi vitoriosa para os agricultores. Estou muito feliz, de mais uma vez, poder ajudar aos meus irmãos do Ceará e do Nordeste brasileiro”, disse.

De acordo com a resolução, ficam as instituições financeiras facultadas a renegociar as operações de crédito rural de custeio e investimento lastreadas com recursos controlados de que trata o Manual de Crédito Rural – MCR 6-1-2, contratadas de primeiro de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2016, inclusive aquelas prorrogadas por autorização do Conselho Monetário Nacional (CMN), contratadas por produtores rurais ou por suas cooperativas de produção agropecuária, que tiveram prejuízos e decorrência da seca ou estiagem em municípios da área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), com decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública, reconhecido pelo Ministério da Integração.


A renegociação poderá ser realizada pelo produtor até o dia 29 de dezembro de 2017 e não serão computadas multa, mora ou quaisquer outros encargos por inadimplemento ou honorários advocatícios.