quinta-feira, 17 de setembro de 2015

A HISTÓRIA DA ESTRADA DE BITUPITÁ.


Resultado de imagem para estrada de bitupita

Os mais jovens moradores do município de Barroquinha, principalmente do distrito de Bitupitá que tem menos de 30 anos certamente não devem ter lembranças do que era a estrada que ligava os dois distritos na época que pertenciam ao município de Camocim.  Enveredar estrada adentro partindo de Barroquinha com destino a bela praia de Bitupitá não era tarefa das mais fáceis, pois era necessário além de muita coragem, pericia para chegar ao destino traçado. Até 1988, o tráfego naquela estrada era feito por Jeeps e alguns carros tracionados e o comércio era praticamente abastecido por viajantes que levavam e vendiam suas mercadorias em animais de carga em viagens que duravam até 12 horas, em função do areal e atoleiros ao longo da estrada. 
Emancipado em maio de 1988, o município de Barroquinha veio ter seu primeiro administrador a partir do ano seguinte, tendo a senhora Veraldina Veras da Silva como a primeira prefeita eleita para comandar o município. Na época, com poucos recursos, a prefeita priorizou o que era mais importante para a população do municipio, e uma dessas prioridades foi a construção em revestimento primário (Piçarramento) da estrada ligando a sede do município ao distrito de Bitupitá.
Sem contar com apoio de deputados e governador na época, a prefeita cortou todas as despesas consideradas menos importantes para poder realizar um sonho dos moradores “das almas” como era conhecido Bitupitá. Somente com recursos próprios, ou seja, apenas com o dinheiro do município a senhora Veraldina Veras da Silva conseguiu no segundo ano de sua administração concluir a obra de piçarramento. A estrada na época, foi considerada a obra mais importante da região realizada com recursos próprios, sem nenhum dinheiro de convênio ou repasses dos governos Federal ou Estadual.
A construção da estrada foi a realização de um dos maiores sonhos dos moradores do distrito de Bitupitá no inicio dos anos 90, facilitando o acesso de veículos, fazendo o comércio se desenvolver e a pesca dar um grande salto, já que a venda da produção de pescados ficou bem mais fácil e rápido que era conduzido para a cidade de Camocim, que também tinha estrada de piçarra ligando os dois pontos.
A prefeita Veraldina Veras da Silva ficou na história por ter realizado uma obra tão importante sem contar com ajuda de nenhum deputado ao governo. O que veio após essa obra foi o inicio de uma nova luta.
Fonte: Pesquisa do Blog.