domingo, 25 de junho de 2017

Prefeito de Jijoca de Jericoacoara manda recado ao estado ao não comparecer a inauguração do Aeroporto Jericoacoara


Resultado de imagem para prefeito de jijoca 2017

Durante a cerimonia de inauguração do Aeroporto Regional de Jericoacoara, no município de Cruz, o cerimonialista até registrou a presença do prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Lindbergh Martins, no entanto, o prefeito não compareceu e ainda mandou recado para o governo estadual.

Se recusando a comparecer ao evento de inauguração do aeroporto que leva o nome da praia mais famosa do estado, o prefeito da o recado de que a privatização ou concessão do Parque Nacional de Jericoacoara não será um processo fácil para o estado e o ICMbio.

"Escolhi ficar ao lado do Povo de Jijoca e não aceitarei qualquer medida que não seja para beneficia-los", disse Lindbergh a pessoas mais próximas. A um deputado que ligou reforçando o convite, Lindibergh teria dito: "Deputado eu não vou, ninguém gosta do que fizeram com o município, eu fico do lado da população".

A queixa do prefeito e dos jijoquenses, é por conta de um possível acordo de cooperação para implementar modificações no Parque Nacional de Jericoacoara entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Estado do Ceará.

As ações incluem controlar o acesso nos quatros postos de informação e controle de Jericoacoara, retirada dos rebanhos bovino e asinino (jumento) da unidade, cercamento, melhoria das vias implementação de estruturas de apoio à visitação nos principais atrativos e a otimização da gestão de resíduos sólidos e líquidos.

Ainda está prevista a cobrança de taxa diária, pelo Instituto, para ficar em Jericoacoara, assim como acontece em Fernando de Noronha/PE. A cobrança será para os visitantes, preservando o acesso gratuito aos moradores e os que são isentos pela lei. De acordo com a tabela da Taxa de Preservação Ambiental da UC de Pernambuco, um dia em Fernando de Noronha custa R$ 68,74.

Os moradores da cidade temem que com a concessão o restante do município de Jijoca fique esquecido pelo governo e a arrecadação despenque. A cobrança de entrada e da taxa diária para ficar na praia também é criticada pelos populares, que temem que a praia fique elitizada, e visitantes das cidades vizinhas, que também contribuem para a economia do município, procurem opções mais baratas.

Fonte: http://www.oacarau.com

MÁQUINAS CHEGAM PARA ASFALTAR BEIRA-MAR DE CAMOCIM


As primeiras máquinas e equipamentos começaram a chegar em Camocim para o serviço de asfaltamento da Avenida Beira-Mar, especialmente no trecho da Praça do Odus, local que receberá, de 30 de Junho a 02 de Julho, o tradicional festival de quadrilhas, que terá grandes atrações como Bruno e Marrone, Forró Real, Felipão, Lagosta Bronzeada, Taty Girl e Avine Vinny.
A orla de Camocim é asfaltada, mas com o desgaste, a obra será mais que um recapeamento. A previsão é que os trabalhos sejam iniciados nesta segunda-feira (25). O asfaltamento da Beira-Mar é mais uma etapa que vem sendo feita há vários meses em diversas ruas de Camocim.
O recurso foi adquirido pela Prefeita Monica Aguiar (PDT) e Deputado Estadual Sérgio Aguiar (PDT), junto ao Governo do Estado e Governo Federal.

Fonte: Camocim online

MANIFESTAÇÃO PACÍFICA NA CE-085 ,CONTRA AS BURAQUEIRAS DE CAMOCIM A CHAVAL.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sapatos e atividades ao ar livre

Grupo de manifestantes se reuniram sábado na Ce-085 entre Camocim e Barroquinha para protestar contra as péssimas condições da estrada que liga as duas cidades, onde a mesma em todo seu trajeto possui buracos enorme, causador de vários acidentes desde o inicio de 2017. O aparecimento de buracos na BR é alvo de reclamações de motoristas que trafegavam na rodovia. Entre os municípios de Camocim e Chaval, já existem verdadeiras crateras capazes de provocar danos nos veículos. Nesse trecho é comum avistar carros parados no acostamento por problema de estouro de pneus e danos a suspensão, sem se falar que para desviar os motoristas chegam a trafegar na contramão, podendo ocasionar acidentes. Os manifestantes pintaram os buracos existentes em forma de sinalização para todos os condutores, em forma de cobrar dos nossos representantes do Estado não só a operação tampa buracos, mais também a construção de uma nova estrada.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, montanha, nuvem, atividades ao ar livre e natureza
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, céu, atividades ao ar livre e natureza

Inaugurado aeroporto de Jericoacoara


O governador do Ceará, Camilo Santana, participou do primeiro voo que liga diretamente o estado paulistano a um dos destinos litorâneos mais procurados do Brasil e do mundo. O chefe do Executivo chegou ao aeroporto de Congonhas por voltas das 9 horas e foi recebido pelos presidentes da Gol e CVC, empresas que fretaram e comercializaram o voo inaugural, respectivamente. Durante embarque, Santana cumprimentou os passageiros ao som do forró do cantor cearense Waldonys, também presente no no Boeing 737-800. A aeronave veio com a capacidade total de 177 passageiros.
“É um marco histórico para a região. O aeroporto vai abrir as portas para oportunidades, empregos e qualificação de mão-de-obra local”, afirmou o governador, após ser recepcionado no equipamento cearense por um grupo local de capoeiristas. “Foi uma viagem que envolveu uma série de sentimentos, de emoções. Foi um misto de entusiasmo e ansiedade. A alegria dos turistas, no avião, foi impressionante”, comentou sobre o voo.

De acordo com o chefe do Executivo estadual, como Jericoacoara integra uma Área de Preservação Ambiental (APA), a ideia é que “se possa manter esse estilo, bonito, natural, do Parque Natural de Jericoacoara”. “Por meio da comunidade local, do Ministério do Meio Ambiente, a ideia é que a gente construa, de forma sustentável, o turismo da região”, argumentou.
Também presente no voo e na cerimônia de inauguração, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, enfatizou a parceria do Governo do Ceará com o Governo Federal, e disse que parcerias como essa “são importantes e constroem”. Quintella também citou a celeridade da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no processo de regularização do aeroporto, que já possui voos confirmados para julho. “Aqui em Jericoacoara, não tenho a menor dúvida de que o equipamento será motor para o desenvolvimento regional”, resumiu. Segundo o ministro, outros aeroportos regionais serão viabilizados em locais mais isolados do País para “aproximar os brasileiros”.
Para o secretário do Turismo, Arialdo Pinho, não será somente Jericoacoara que será beneficiada com o aeroporto. “Vamos expandir esse turimos para outras praias, como a de Almofala. Vamos trazer os turistas pra desenvolver essa região, já que a única entrada pra cá, antes em Fortaleza, é muito longe. Agora, será possível fazer a rota em menos tempo”, comparou o titular da Setur.
Também de acordo com o secretário, um trabalho de pesquisa ambiental está sendo realizado em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para melhorar e controlar o acesso, o estacionamento, além da coleta de lixo, água e esgoto na localidade.
Além do voo semanal fretado pela CVC e operado pela Gol, que vem de Congonhas, a empresa aérea Azul iniciará, a partir de julho, a operação do voo Campinas/Jericoacoara (semanal) e do voo Recife/Jericoacoara (quatro vezes por semana). Voos regionais, como o de Fortaleza para a praia do Litoral Oeste cearense, por exemplo, serão operados até o fim deste ano.

Com a soma dos voos, a projeção é de que a localidade aumente em 20% o número de turistas ao longo dos próximos três anos, chegando a receber 10 mil visitantes por mês. Anualmente, Jericoacoara recebe cerca de 600 mil visitantes.