segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Crato e Juazeiro são alvos de reportagem sobre corrupção no Fantástico



As prefeituras de Juazeiro do Norte e Crato foram os alvos da edição deste domingo (9) do quadro “Cadê o dinheiro que tava aqui?”, do programa semanal Fantástico, da Globo, sobre desvio de dinheiro nas áreas de Educação e Saúde.

Em Juazeiro do Norte, a contratação, sem licitação, da empresa Distrimed para distribuição de merenda escolar teve, segundo Ministério Público Federal (MPF), superfaturamento de R$ 350 mil. O processo fraudulento ainda contou com falsificação de assinatura.

Já no Crato, duas empresas, cujos donos são casados, faturaram cerca de R$ 1,2 milhão em licitações. Segundo a Controladoria Geral da União (CGU), ambas têm características de “empresas de fachada”, utilizadas para encobrir desvios de dinheiro público.
Além dos desvios de verba, foram retratadas ainda as filas de espera para atendimento médico em postos de saúde cratenses.

Prefeituras

Samuel Araripe (PSDB), prefeito de Crato na época em que ocorreram as irregularidades, defende que verificar a idoneidade do processo licitatório não era de sua responsabilidade. Já o atual prefeito, Ronaldo Sampaio (PSD) , disse que as filas de espera na saúde do município são decorrentes do baixo repasse de verbas do Ministério da Saúde.



O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macêdo (PMDB), cuja gestão passa por várias denúncias de irregularidades, diz esperar que o “Ministério Público apure todas as suspeitas e se alguém for incriminado ou denunciado que ele responda e pague por seus atos”.