domingo, 22 de setembro de 2013

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO VAI À CÂMARA MUNICIPAL DAR EXPLICAÇÕES SOBRE IRREGULARIDADES NA MERENDA E CULPA DIRETORES PELOS PROBLEMAS

Quem esteve na última sessão da Câmara Municipal de Barroquinha realizada na sexta-feira dia 20, foi a Secretária Diva Marinho de Oliveira Xavier. Os Vereadores de oposição haviam solicitado a presença da Secretária para esclarecer denúncias de superfaturamento na compra de gêneros alimentícios, a falta de merenda nas escolas e diversos outros problemas divulgados nas últimas semanas a respeito de tudo que diz respeito ao PNAE. AQUI: http://barroquinhaagora.blogspot.com.br/2013/09/barroquinha-tcm-ira-investigar-compra.html#comment-form
A Secretária se mostrou irônica no inicio dos questionamentos, principalmente quando o assunto foi a compra de bolos com preço superfaturado, chegando a dizer quando perguntada, que a aquisição era o quilo do produto e não a unidade e que os bolos adquiridos pesavam em média 300gramas, quando foi informada que o bolo na padaria local pesava em média 800 gramas e custava R$ 4,00 (quatro reais), a secretária disse em tom irônico que a dona da padaria só podia era colocar concretono bolo.

Mesmo contra provas claras de irregularidades na Licitação e na aquisição da Merenda, a secretária disse que tudo estava correto e que não tinha faltado merenda nas escolas e que a mesma era de qualidade. Os vereadores apresentaram ofícios onde requereram informações em junho, exatamente por falta de merenda e mostraram ofício da própria secretária respondendo que o problema tinha sido solucionado, o oficio da SME datava de 26/06/2013, comprovando com a própria resposta da Secretária que a falta de merenda era verdadeira.

Quando o Vereador José Joaquim questionou o tipo de merenda oferecida aos alunos, a secretária afirmou que tudo estava perfeito e que a licitação tinha sido realizada de forma correta, nesse momento o vereador apresentou a cópia de requerimento de sua autoria datado de ABRIL/13 onde solicitava cópia da Licitação da Merenda Escolar aprovado por unanimidade e até esta data não havia sido remetido ao vereador, a Secretária surpreendeu a todos dizendo que não tinha conhecimento da solicitação do Vereador. Nesse caso ou a secretária faltou com a verdade ou a Mesa Diretora da Câmara engaveta pedidos dos membros da Casa.

O que chamou mais atenção no entanto, foi quando os vereadores criticaram a merenda ainda que escassa, fornecida pelas escolas para os alunos da rede municipal, quando disseram que quase todos os dias era ovo com pão ou ovo com cuscuz, foi quando a secretária disse que a culpa era dos Diretores das Escolas que não cumpriam o Cardápio. O Blog apurou com algumas pessoas e constatou que a falha é total da Secretaria de Educação que cometeu falhas no processo licitatório e na demora para adquirir os itens. Os diretores jamais poderiam cumprir cardápio sem existir merenda que não fosse ovo.