segunda-feira, 9 de junho de 2014

Domingos surpreende na pesquisa e atrai apoio de prefeitos e partidos


IMG_8182

O vice-governador Domingos Filho ficou como surpresa, entre os pré-candidatos do PROS ao Governo do Estado, na pesquisa do Ibope sobre as intenções de votos para sucessão do Governador Cid Gomes. A pesquisa, divulgada, nesse domingo, pelo Jornal    Diário    do Nordeste, traçou cinco cenários   , cada um com um nome do PROS, contra os pré-candidatos do PMDB (Eunício Oliveira), do PR (Roberto Pessoa), do PSB (Nicolle Barbosa) e do PSOL (Ailton Lopes). Eunício lidera todos os cenários   .
De acordo com os números da pesquisa, se as eleições    fossem hoje, Domingos receberia 22% dos votos dos cearenses, e estaria no segundo turno da eleição contra Eunício Oliveira, que soma 30% de apoio popular. Nesse mesmo cenário, Roberto Pessoa ficaria em terceiro lugar, com 15%, seguido de Ailton Lopes, do PSOL, com 4%, e Nicolle, do PSB, com 3%.
Além de aparecer como primeiro colocado, entre os nomes do PROS ao Governo do Estado, Domingos atrai, também, mais apoio de prefeitos, dirigentes partidários e lideranças pol   íticas municipais. O poder de articulação,  na opinião    dos dirigentes dos partidos, faz com que Domingos Filho seja citado com mais frequência como o preferido da classe pol   ítica para disputar o Governo.
No último final de semana, em Redenção,  Domingos comandou o seminário Governança Colaborativa, reunindo lideranças e prefeitos da Região do Maciço do Baturité. E, nesta segunda, ao lado do secretário de Planejamento do Estado, Eduardo Diogo, estará, com o mesmo debate, em Russas, para reunir os prefeitos e lideranças pol   íticas e comunitárias do Vale do Jaguaribe. A série de debates objetiva avaliar ações do Governo e receber opiniões e demandas da população    sobre projetos que devem ser prioridades na agenda da administração    estadual.
O poder de mobilização pol   ítica é um dos critérios a serem adotados pelo PROS para definir o nome do candidato à sucessão do Governador Cid Gomes. Outro critério é a aceitação eleitoral. Domingos cumpriu o dever de casa, foi a campo, surpreendeu ao aparecer em primeiro lugar na pesquisa do Ibope (entre os nomes do PROS), se articulou bem com prefeitos, dirigentes de partidos e lideranças políticas municipais e, agora, precisa passar pelo crivo de outros critérios a serem adotados pela cúpula do PROS como condição para escolha do candidato a governador. Os outros critérios começam a ser conhecidos a partir desta segunda-feira durante a reunião a comandada pelo Governador Cid Gomes com os chamados partidos aliados.

Prazo legal começa amanhã


 

Enquanto os olhos dos brasileiros estiverem voltados para a Copa do Mundo, os partidos políticos farão suas convenções partidárias para homologar os candidatos ao Palácio    do Planalto, assim como os governos estaduais e as alianças que serão formadas para disputar o pleito de outubro. A partir de amanhã até o dia 30 de junho, inicia o prazo para os partidos políticos realizarem as convenções. Contudo, as siglas têm até o dia 5 de julho para homologarem a decisão. As regras estão previstas na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).
Nacionalmente, a corrida inicia com o PMDB e deve confirmar a candidatura à Vice-Presidência de Michel Temer na chapa da petista Dilma Rousseff. O encontro ocorre em Brasília e, apesar da resistência    de diversos diretórios, como o de Goiás, do Ceará, do Rio de Janeiro, de Pernambuco e da Bahia, não deverá trazer novidades no resultado final, em virtude de que nas terras alencarinas, o senador Eunício Oliveira (PMDB), pré-candidato ao governo do Ceará, ainda trabalha para obter o apoio do PT, onde a festa está marcada para o dia 21 de junho, também em Brasília.
No Ceará, o PT está se organizando para fazer sua convenção    juntamente com os partidos de sustentação do governador Cid Gomes, prevista para acontecer dia 29 de junho, ainda sem local definido.
Segundo o presidente regional do PT, De Assis Diniz, após a festa nacional, haverá duas rodadas de conversas com as legendas aliadas para definir os últimos detalhes e assegurou que a sigla não recuará sobre as definições internas, haja vista que o partido só discute a vaga    ao Senado, com a indicação do deputado federal José Nobre Guimarães.
Antes, com a convenção prevista para o dia 15 de junho, o PMDB deve também deixar para os últimos dias sua convenção, embora já tenha definido que terá candidatura própria. O senador Eunício Oliveira justificou a medida, afirmando que isso dará tempo para fechar as alianças.
Já o PDT marcou sua convenção para o dia 22 de junho, no ginásio do Clube Náutico, seguindo uma estratégia do partido que sempre organiza seu evento separadamente dos aliados   . O encontro, segundo o presidente estadual e deputado André Figueiredo, contará com as presenças do dirigente nacional Carlos Lupi e do ministro Manuel Dias (Trabalho e Emprego). Na ocasião   , o PDT apresentará a definição de apoiar o nome indicado por Cid Gomes à sucessão estadual.
Já o PCdoB realiza, no próximo dia 14 de junho uma reunião interna para tratar do assunto, independentemente do posicionamento dos demais aliados, conforme informou o senador Inácio Arruda. Segundo ele, o partido aguarda acenos concretos com relação à formação da chapa majoritária. Até lá, conforme informou, o partido conversará com o PMDB, PT, Pros e demais partidos da coligação para a formação de uma aliança    visando à sucessão estadual, assegurando que a legenda não abre mão de disputar o Senado Federal.
OPOSIÇÃO
O grupo da oposição também aguardará até os últimos dias para homologar suas decisões. O presidente estadual do PSB, Sérgio Novais, em conversa com o jornal O Estado, informou que a convenção do partido deve acontecer no dia 21 de junho e, segundo ele, a participação de Eduardo Campos e Marina Silva, respectivamente, candidato e vice à presidência da República está sendo articulada com a cúpula nacional. O PSDB e PR, porém, ainda não definiram a data de seus encontros   .